quarta-feira, 11 de outubro de 2017

PPA: Por defender que a Prefeitura passa por "crise financeira", secretário de Planejamento é criticado na Câmara


No dia de ontem (10), foi realizado na Câmara Municipal de Macaíba, a primeira Audiência Pública para discutir o PPA - Plano Plurianual, que define regras e metas financeiras, a serem consideradas a respeitadas durante os próximos 04 anos (2018-2021). O Plano Plurianual, é o alicerce pelo qual a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), deverão obedecer. Isso quer dizer que, se planeja algo para 04 anos, dentro de recursos estimados, e dentro desse planejamento de 04 anos, é possível orçar gastos anuais.

O secretário de Planejamento, José Wilson, é um profissional competente. Ele já está a um certo tempo cuidando das finanças de Macaíba, portanto, conhece bem essa matéria. Na sua fala, o vereador Denilson Gadelha argumentou que, no papel tudo é perfeito e maravilhoso, porém, na realidade, a vontade política se sobressai em relação ao que foi definido no planejamento. O colunista desse blog, Mário Henrique, também usou o tempo na tribuna, para falar sobre a PPA. Em sua fala, muito se argumentou a questão da Prefeitura estar em "crise", e não fazer corte de despesa, não enxugar a máquina pública, e mesmo se falando tanto nessa crise, eles conseguiram criar 28 novos cargos comissionados, que onerarão a Folha de Pagamento em mais de 1,5 milhão de reais. "Para isso não existe crise", pontuou Mário Henrique.

O vereador Emídio Jr., também pontuou essa questão da crise. Para ele, todos os secretários deveriam deixar de falar em "crise", uma vez que ela não existe em Macaíba. Para Emídio Jr., os 5 milhões em contratos com empresas de segurança, dariam para contratar uma Guarda Municipal, para fazer o que essa empresa terceirizada de segurança faz, e muito melhor. Ele destacou os muitos arrombamentos sofridos nas escolas municipais, e nada de se tomar providências sobre o assunto. Na PPA, esses recursos deveriam ter essa finalidade! O vereador Igor falou dos projetos parados, esquecidos pela gestão. Já o secretário José Wilson, usou a frase que já virou moda e clichê dentro de Macaíba: "Não somos uma ilha. Macaíba também está em crise". Secretário José Wilson, vamos virar esse disco. Esse discurso de crise não cola mais. 

Crise só existe, quando recursos são mal administrados, mal geridos, e aqui em Macaíba, temos a certeza absoluta que são. Senhor secretário, ainda dá tempo de tirar do PPA, aquela história que prevê projetos engavetados. Senhor secretário, como se prevê para 04 anos à frente, que projetos ficarão engavetados? Eu até levantei sua moral no início dessa matéria, mas pelo amor de Deus, esqueça essa história de engavetar projeto, homem de Deus! O que mais tem em Macaíba, é engavetador de projeto! Vamos virar essa página, desengavetar projetos e pensar no desenvolvimento dessa cidade! Vamos desengavetar! Faça as economias necessárias, mas tire esses projetos das gavetas meu caro! Sem mais!
-
A próxima Audiência Pública está marcada para o dia 19/10/2017, às 15 horas, na Câmara Municipal de Macaíba. Segue foto da Audiência:
-
-

Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba
e
Ativista de Controle Social de Gastos Públicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário