O Diário de Macaíba, através do seu colunista, Mário Henrique, vem à público retratar-se e pedir desculpas, principalmente a quem tenha se sentido ofendido ou maculado, pelo fato de uma matéria ter sido veiculada por esse blog no dia 18/09/2018, cujo título era: "Polícia Federal realiza busca e apreensão na Prefeitura de Macaíba, e gera clima de tensão e medo da prisão". À todos os que compõem a Prefeitura de Macaíba, nossas sinceras desculpas, pois, isso de fato não ocorreu.
COMO SE DEU...
A matéria publicada pelo setor de Comunicação Social da Polícia Federal no RN, e as diversas matérias veiculadas pelos blogs, sites de notícias e até pelo telejornalismo estadual, davam conta de duas operações simultâneas que estavam ocorrendo nas cidades, que eram: a operação "Guaraíras" e a operação "Titereiros", e, citava por exemplo, que existia um esquema de corrupção envolvendo diversas prefeituras, pessoas ligadas ao meio empresarial e pessoas ligadas às atividades correlatas as da administração pública das prefeituras.
A matéria cita diversas cidades, e entre elas aparece o nome de "Macaíba". Como as operações estavam ocorrendo em diversas prefeituras, e as informações não paravam de chegar sobre como e onde foi, e o que foi levado pela PF ou não, houve, de fato, um dúbio entendimento, pelas informações que chegavam através da citação da palavra "Macaíba", na própria matéria da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/agencia/noticias/2018/09/pf-apura-desvios-de-recursos-publicos-e-corrupcao-no-rn), que a Prefeitura de Macaíba pudesse estar sendo alvo dessa operação da PF. Muitas pessoas de Macaíba, inclusive, tiveram essa dúvida, se teve ou não operação da PF na Prefeitura de Macaíba. A própria Polícia Federal não deu coletiva de imprensa ao término das operações, para esclarecer de fato, algumas informações que deixaram dúvidas.
Porém, como a matéria foi postada já no meio da noite do dia 18/09/2018, eu, Mário Henrique, no dia de hoje (19/09/2018), fui até à sede da Polícia Federal no bairro de Lagoa Nova, em Natal, para saber, de fato, se a Polícia Federal tinha feito, ou não, alguma busca e apreensão na Prefeitura de Macaíba. Dirigi-me até o Plantão Policial, e de lá ligaram para o setor responsável pelas investigações. Foi-me passado que, embora existisse a cidade "Macaíba" na matéria, a Prefeitura de Macaíba NÃO foi alvo de nenhum procedimento de busca e apreensão, ou, de nenhuma operação da Polícia Federal, oriundas das operações "Guaraíras" e "Titereiros". Antes disso, eu tinha deixado protocolado e endereçado ao setor de Comunicação Social da PF/RN, alguns questionamentos sobre a matéria, e as dúvidas decorrentes do conteúdo ali exposto, que não estava claro.
Dessa forma, como o nosso Diário tem o compromisso com a verdade de todos os fatos noticiados em nosso blog até a presente data, tendo, portanto, mais de 600 matérias de próprio punho escritas, e mais de 400 mil visualizações, e por causa desse único erro, é que uso esse espaço, para reiterar os mais sinceros pedidos de desculpas para todos os que leram, souberam ou ouviram a respeito da matéria supracitada, ou, que foram afetados por ela. A matéria, portanto, já foi excluída do nosso blog.
-
Colunista do Diário de Macaíba
Postar um comentário