A VERSÃO DA EMPRESA QUE DESISTIU...
O Diário de Macaíba, na sua busca incansável pela verdade, depois de diversas matérias serem veiculadas nos blogs de Macaíba, acusando a empresa "MC SOLUÇÕES EIRELI" de ser uma empresa "irresponsável", de ter abandonado a prestação de serviços médicos na UPA de Macaíba, entre os dias 01 e 02 de janeiro desse ano, e depois, ter desistido do contrato ainda no dia 02, cujo início se daria justamente no dia 01/01/2019, eu, Mário Henrique, colunista desse blog, resolvi ir até a sede da empresa "MC Soluções Eireli", a qual tem como nome de fantasia: "SoulTech Soluções em Tecnologia", procurando fazer perguntas e obter respostas.
Ao chegar no 3° andar de um edifício comercial, localizado na avenida Antônio Basílio, bairro Lagoa Nova, em Natal, fui procurar identificar, se realmente a empresa existia, pois saí de Macaíba com essa dúvida, e também, motivado por diversos acontecimentos que se deram pela ausência de médicos na UPA de Macaíba.
No 3° andar desse edifício, onde não tinha praticamente ninguém, e embora receoso, resolvi apertar a campanhia da empresa, identificada na foto acima. Fui atendido por um funcionário da empresa, chamado Igor Rafael, que prontamente me convidou para entrar, logo ao saber que eu era de Macaíba, procurando saber detalhes do ocorrido. A conversa fluía, o Igor sempre tendo respostas para todos os questionamentos feitos.
Durante a conversa, questionei o fato da empresa ter vencido uma licitação no final de dezembro/2018, para prestar serviços de atendimento médico na UPA de Macaíba, e ao chegar no dia 01/01/2019, não ter colocado médico na UPA, e o Igor apresentou duas versões sobre esse fato, que são:
-
1. A Secretaria de Saúde de Macaíba, não emitiu ordem de serviço, para que a empresa pudesse iniciar a prestação de serviços médicos na UPA, embora existisse no contrato, tal previsão;
2. A sua empresa, a qual foi vencedora da licitação de Macaíba, sofreu grande boicote por parte de outra empresa (a qual não vou citar o nome), nos grupos de WhatsApp de médicos, onde se pedia que nenhum médico fosse para Macaíba, pois a empresa que tinha ganhado, tinha colocado um preço muito baixo, e isso iria desvalorizar a classe médica. Segundo Igor, o valor apresentado por sua empresa, cobriria seus custos com os médicos, e a Prefeitura de Macaíba, ainda ganharia uma economia de aproximadamente 70 mil reais, em referência a outros valores, já apresentados.
-
Segundo o Igor, o valor do lance vencedor de R$ 1.079,00 era suficiente para arcar com todas as despesas dos médicos que iria para a UPA de Macaíba. No dia 01 de janeiro, Igor argumentou que arrumou médico para trabalhar numa cidade à 400 km da capital, numa cidade do sertão, mas, para Macaíba, ninguém queria vir. A rejeição era grande, pois, segundo ele, uma grande empresa estava por trás disso. Diante da recusa de médicos para vir trabalhar em Macaíba, segundo ele, não restou outra alternativa, a não ser, desistir do contrato.
-
A NOVA EMPRESA VENCEDORA
-
Na noite de hoje (03), foi publicado no Diário Oficial de Macaíba N° 0150, a nova empresa que irá atuar na prestação de serviços médicos na UPA de Macaíba.
-
-
A empresa "DR. SAT SERVIÇOS MÉDICOS LTDA", a qual é uma empresa que fora aberta em 12/07/2018, portanto, tem menos de 06 meses de vida, já andou cometendo uma irregularidade por aí, ao possuir um atestado de capacidade técnica falso. O fato, foi noticiado no Diário Oficial da União, N° 199, página 191, publicado em 16/10/2018. Portanto, há pouco tempo.
-
-
Um dos sócios da empresa "Dr. Sat", trabalhou ou trabalha na Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso - RN. Porém, quem presta/prestou o serviço médico para aquela cidade, é ele, o médico, e não a empresa da qual ele é sócio. Não sabemos se ele ou a empresa dele, apresentou esse atestado em alguma prefeitura, para concorrer em alguma licitação, pois, esse tipo de atestado, serve para dizer que aquela empresa, prestou serviço em determinado lugar, com total zelo e responsabilidade, mas essa empresa, a "Dr. Sat", não prestou serviço médico nessa prefeitura, razão pela qual a Secretária de Saúde daquela cidade, publicou um aviso, anulando aquele atestado que existia, a qual ela tomou conhecimento.
Essa empresa, ganhou a licitação em Macaíba hoje (03), pelo mesmo valor da empresa que desistiu do contrato. Vamos acompanhar a execução desse contrato lá na UPA. Aqui em Macaíba, a banda toca diferente.
Com relação à falta de serviços médicos na UPA de Macaíba, fica alguns questionamentos:
-
1. O prefeito de Macaíba que é médico, não poderia cobrir o rombo no atendimento da UPA de Macaíba???
2. A diretora responsável pelos médicos, Dra. Francisca, que é médica, não poderia ajudar nos atendimentos médicos daquela unidade, logo ela que ganha tão bem ali???
3. O irmão e a sobrinha do prefeito que também são médicos, não poderiam ajudar no atendimento médico-humanitário da UPA de Macaíba, a qual um parente deles "administra" e "cuida"????
4. Por que deixaram a "bola de neve" crescer ali, a ponto de vitimar uma jovem macaibense, vindo ela a óbito por falta de atendimento?????
5. Por que não houve remanejamento de médicos das outras unidades da cidade, para cobrir o atendimento da UPA????
-
Fico por aqui. Vamos aguardar atentos, as cenas dos próximos capítulos, aguardando as respostas dos questionamentos. Sem mais!
-
Colunista do Diário de Macaíba
Parabéns pela Matéria, vamos ver o que irá acontecer agora!
ResponderExcluirObrigado Lenildo! Continue nos acompanhando.
ExcluirCaro Mário, me permita fazer uma observação, a sua informação está errada apenas em um aspecto, o atedates citado (Dr Sat) não era falso. Observe o texto da publicação do diário oficial da união, ele diz que o mesmo foi emitido com um erro de natureza quanto ao prestador do serviço, que foi uma pessoa física e não uma jurídica, no caso a secretaria de saúde que cometeu o erro e não a empresa. Cheque a informação que você verá, a empresa não emitiu o atestado, quem o fez e de maneira equivocada foi a secretaria!
ResponderExcluirPrezado, o atestado era falso, por conter informações falsas. Uma coisa é atestar uma conduta para você, e outra coisa é atestar algo para uma empresa. A própria matéria explica isso. Se o erro foi intencional, ou, se alguém usou de má-fé para com esse atestado, buscando se beneficiar em algo, isso eu não sei te informar.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSeria bom o blog investigar se foi com este documento Atestado de Capacidade Técnica, emitido pela prefeitura de São Miguel do Gostoso/RN e em seguida anulado, sendo tal anulação, publicada até no Diário Oficial da União, que a Cooperativa Dr Sat conseguiu fechar contrato com a Prefeitura de Macaíba para exercer os plantões na UPA. Se isso aconteceu, é no mínimo, preocupante.
ResponderExcluirSeria bom que a Prefeitura de Macaíba viesse a público demonstrar qual foi o Atestado de Capacidade Técnica que a Dr Sat apresentou. Tal suspeita emerge em razão de ser esta Cooperativa tão nova no mercado (criação 12/07/2018), será que tem mesmo "Know How" e corpo de médicos para prestar o serviço que se propõe na área ou é só mais um aventureiro irresponsável ???