No dia 26 de maio, o blog "Informativo Atitude", que pertence ao secretário Lindoarte Lima, publicou uma matéria dando ênfase a mais de 8 profissionais que estariam infectados na UPA de Macaíba, e, outras pessoas que trabalham em um supermercado, e que estariam POSSIVELMENTE infectados, que levaram ATESTADO DE SUSPEITA de Coronavírus ao supermercado que trabalham, e que, de acordo com o blog, os atestados não foram aceitos pelo supermercado. Vejamos a capa da matéria abaixo:
-
-
A matéria diz que MAIS de 08 profissionais da UPA foram infectados pelo COVID-19.
-
-
Também revela que MAIS de 10 funcionários de um supermercado apresentaram ATESTADO DE SUSPEITA de Coronavírus.
-
-
Vamos "debulhar" a matéria do secretário, apresentando todas as fraquezas da Secretaria de Saúde de Macaíba.
-
1. Quando ele fala "MAIS de 08 profissionais da saúde da UPA de Macaíba, foram contaminados pelo Coronavírus", ele, na verdade, não sabe precisar o número exato de profissionais da saúde infectados. Se o secretário de Assuntos de Governo, não sabe precisar os números exatos dos profissionais da saúde da UPA de Macaíba que estão infectados, logo lá que é um ambiente bem pequeno, como a Secretaria de Saúde saberá informar à população de Macaíba, os dados concretos e atualizados do COVID-19 na cidade de Macaíba como um todo?
2. Se mais de 08 profissionais da saúde da UPA de Macaíba já estão infectados, isso é sinal de falta de EPI's aos profissionais que lá trabalham, ou, é falta de treinamento disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde aos profissionais da UPA de Macaíba?
3. Sobre a "denúncia" que um supermercado não estaria aceitando os atestados de profissionais SUSPEITOS de Coronavírus, vem de novo alguns questionamentos:
-
a) A dinheirama que a Secretaria de Saúde de Macaíba recebeu para o enfrentamento do COVID-19, não foi suficiente para comprar testes rápidos de Coronavírus??? Não seria melhor se apresentar em qualquer lugar de trabalho que seja, uma comprovação que de FATO aquele profissional está com Coronavírus e ser afastado das funções, do que um papel dizendo que ele ou ela é "suspeita"?
b) Novamente o secretário joga números ao ar, quando fala que "MAIS de 10 funcionários" em um supermercado, estariam com suspeita de Coronavírus. Secretário, a Secretaria de Saúde precisa deixar o amadorismo de lado, e trabalhar com a realidade. Acredito que o senhor esteja recebendo informações de lá, pois se não, estaria caracterizando uma fake news.
Secretário, o que se quer com uma notícia dessas? Colocar medo no povo, para eles não irem na UPA, e economizar os insumos lá presentes e destinados para eles? Fazer com que o povo tenha medo de ir em supermercado? Cadê o dinheiro que o Governo Federal mandou, secretário? Cadê os pontos de higienização pela cidade? Cadê os testes rápidos de COVID-19, para o profissional não chegar com um papel na mão dizendo que é "suspeita" de Coronavírus?
Secretário, cadê as UTI's do Hospital Regional de Macaíba? Cadê a retirada dos lixos que se avolumam nos bairros de Macaíba? Cadê o cuidado para outras doenças virais que costumam acontecer por essa época? Vamos atentar a esses detalhes, para dessa forma, cuidar mais do povo, ao invés de promover algo, que não seja a saúde em si. Sem mais.
-
Jornalista do Diário de Macaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário