Macaíba já foi uma cidade calma. Lembro que, quando eu era criança e até mesmo adolescente, era possível brincar, se divertir e passear, sem que nossos pais se preocupassem com a questão da insegurança. Era muito comum ver pessoas pelas calçadas, conversando com os vizinhos, durante horas e horas. A cidade cresceu, e as crianças e os adolescentes daquela época, hoje são jovens e adultos. Muitos seguiram suas vidas, estudaram, arrumaram um emprego, e se casaram. Outros, porém, se enveredaram por caminhos tortuosos, e muitos dos que entraram nesses caminhos tortuosos, nunca mais saíram. Muitos tiveram o poder e a oportunidade de escolher o bem e não escolheram. Outros deles, entraram na vida errada, por a cidade não oferecer oportunidades. Não quero dizer com isso que, caso falte emprego, o cidadão deverá recorrer à criminalidade para tentar resolver seu problema financeiro. Longe disso! O fato é que, a cidade cresceu e não houve planejamento e políticas estratégicas para isso.
O prefeito atual, já faz muito tempo que governa essa cidade. Irá fazer quase 16 anos que ele anda e manda por aqui. Do ponto de vista administrativo, esse prefeito só governou Macaíba pensando em seus 4 anos de mandato. Ele nunca saiu da visão de 4 anos de um mandato, e nunca se permitiu ver a Macaíba do futuro, fora da caixinha dos 4 anos de mandato. Nunca existiu um governo aqui, pensando em daqui a 10 anos, em daqui a 20 anos. O resultado de políticas mal elaboradas, da falta de visão estratégica para o futuro, tem deixado muitos jovens sem saber o que fazer da vida. O que fazer numa cidade que não existe incentivo ao estudo, que não existe trabalho, e também não existe lazer, divertimento, ocupação da mente??? Como muito deles não tem uma mente forte e madura para suportar as tentações e as ciladas da vida, a escolha para alguns, acaba sendo, o mundo do crime.
O prefeito atual, fez um projeto político para ele nunca mais sair da prefeitura. Isso seria louvável, se ele fosse um prefeito que trabalhasse, que fizesse a inclusão desses jovens e de outras classes, em alguma política ocupacional. Porém, a tal da águia estrategista de Macaíba, só consegue desenhar estratégia para o bolso dele. Gostaria muito de ver, a criminalidade reduzida em nossa cidade. Porém, sem políticas de inclusão e incentivo aos nossos jovens, muitos deles, não terão escolhas, a não ser, continuar a fazer o que outros já fazem: coisas erradas.
A Guarda Municipal em si, não resolve o problema. Se o atual prefeito, tivesse feito uma política de base para as CRIANÇAS, naquela época do seu PRIMEIRO MANDATO, hoje, elas estariam com 16, 17 e 18 anos, inseridas em um curso técnico ou profissionalizante. Com o segundo grau e um diploma profissional, as oportunidades no Centro Industrial e na própria prefeitura, não seriam dadas, aos que são de Natal. É necessário repensar a forma de votar e de se fazer política em nossa cidade. O prefeito e muitos secretários, vão embora para Natal, ao fim do expediente. A Macaíba que fica, é a dos assaltos e a dos altos índices de homicídios. Onde vamos parar?
-
Mário Henrique
Redator do Diário de Macaíba
Postar um comentário