No dia de ontem (08), os vereadores da oposição: Denilson Gadelha, Emídio Jr., Igor Targino e Zeca Cunha, juntamente com o colunista desse blog, Mário Henrique, e Jefférson Lázaro do Macaíba News, estiveram realizando uma visita no Posto de Saúde do Campo da Santa Cruz. Chegando lá, deparamos com esse aviso logo na entrada: "Atenção: Apenas 10 fichas nesta terça". Essas 10 fichas, é para atender todos os pacientes do Campo da Santa Cruz, Raiz, Park Village. Diante de tanta demanda, e do quantitativo populacional que existe nessa área, 10 fichas é insulficiente.
-
-
No quadro que detalha quais servidores estão atuando nesse posto, vemos a AUSÊNCIA DE MÉDICO para atender nesse posto. Segundo informações obtidas, o médico que para lá vai atender os pacientes, é cedido de outra unidade de saúde.
-
-
No consultório odontológico, verificamos que a cadeira do dentista está TRAVADA, ficando em uma posição apenas. Também foi-nos relatado que o compressor está QUEBRADO, impossibilitando outros procedimentos bucais. Serviço como limpeza bucal ainda está sendo executado no local.
-
-
Também verificamos que no consultório da dentista, existe mofo na parede.
-
-
Além do mais, outra coisa chamou a nossa atenção: o condensador (motor) do ar condicionado, fica dentro do posto, jogando todo o vento quente que sai do motor, para dentro do posto, deixando o ambiente mais quente.
-
-
Ao adentrarmos a farmácia do posto, verificamos a ausência de aproximadamente 10 tipos de medicamentos, dentre eles, medicamentos básicos, de uso rotineiro dos pacientes. Os potes de sorvete virados, indicam os que estão faltando. Outros estão faltando mas não foram virados.
-
-
Dessa forma, concluímos a nossa visita na unidade. A enfermeira-chefe nos atendeu super bem, e nos deixou bem a vontade. A nossa ida ao posto de saúde, tem a intenção de fiscalizar e cobrar melhorias. Dessa forma, é o trabalho que vamos desempenhar: fiscalizando e acompanhando a aplicação dos recursos. Sem mais.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba
e
Ativista de Controle Social de Gastos Públicos
Postar um comentário