Quem acessou o Diário Oficial de Macaíba de ontem (18/09), pôde verificar a publicação do Decreto Municipal n° 2.129/2023 que trata de medidas que limitam ou suspendem algumas despesas no âmbito da administração municipal.
Não é novidade que existe uma crise financeira instalada no âmbito da União, Estados e Municípios. O problema, porém, reside com maior força nos municípios, que é o elo mais fraco quando o assunto é diminuição de repasses federais e estaduais. E isso afeta os compromissos assumidos.
Em muitos municípios do RN, os prefeitos estão tendo dificuldades de pagar os salários, ou, quando pagam, não o fazem em sua totalidade. O prefeito de Macaíba, Emídio Jr. tem feito a sua parte, visando diminuir os impactos. Semana passada convocou todo o seu secretariado e reafirmou o compromisso de manter os serviços públicos essenciais em funcionamento e determinou que fosse feito economias nas respectivas secretarias.
O prefeito Emídio Jr. tem se comportado, na visão de alguns analistas/especialistas de despesas públicas, como um gestor "pé no chão", como alguém que administra a máquina pública de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que faz economias e que age com espírito público perante os seus administrandos.
A Prefeitura de Macaíba mantém uma gestão sólida e comprometida com os esforços necessários para honrar o que ela se propôs a pagar aos seus servidores e fornecedores. Não é fácil. Em nossa casa, também faltam as coisas, também se economiza, também se prioriza gastos. Isso é normal. Todo mundo passa por isso. Não é normal continuar gastando, como se nada tivesse acontecendo. Para isso, é que existe o Decreto, para dar um norte seguro para todos sairmos dessa crise financeira.
Vemos nas redes sociais alguns "telefones sem fio" falando, dizendo que a crise é culpa da gestão e por aí vai... e não é bem assim. O prefeito Emídio fez da sua gestão um caso de sucesso. Nunca na história dessa cidade se fez tanto em tão pouco tempo.
Ser vice-prefeito é muito bom, não assina despesa, não é responsável por nada, só recebe o salário para passear e para dar opinião e criticar o que é feito. O momento requer os cuidados necessários e eles estão sendo tomados.
O povo de Macaíba pode ficar tranquilo, que vamos passar pela tempestade agradecendo a Deus por tudo. O dom da vida Deus nos deu e os prejuízos quando a gente tem, a gente corre atrás e organiza/conserta tudo. Assim o homem de caráter faz. Que Deus continue abençoando o nosso povo.
Postar um comentário