Tem sido muito comum nos dias atuais, a entrada das chamadas "armas brancas" e até armas de fogo, no interior das escolas e das salas de aula das escolas públicas e privadas. São diversos, os tipos de armas apreendidas nas escolas. Dentre muitas, podemos destacar os punhais, as facas, os estiletes, lâminas de barbear, tesouras de unha... inclusive, é encontrado revólver de brinquedo, chave micha (abre tudo) e cachimbos artesanais. Tudo isso faz parte do estoque de apreensões da RONDA OSTENSIVA DE PROTEÇÃO ESCOLAR (ROPE) da Guarda Municipal de Natal.

A Polícia Militar também tem uma Ronda Escolar que, já registrou, 121 ocorrências nas escolas ou no entorno delas. Isso só em Natal e Parnamirim. As ocorrências são diversas, desde atos de violência, tráfico de drogas e até roubos e furtos. A Guarda Municipal de Natal, tem agido em conjunto com a PM em algumas ocorrências. O alvo das ações de violência, pode ser um aluno, professor, equipe de apoio ou familiar de estudante. Muitos problemas ocasionados nas escolas e até nas salas de aula, podem resultar em violência. Muitas vezes, o educador, é incapaz de deter a violência em sala de aula, pois, a força física, o contexto em que o menor está inserido, causa certo medo e receio. A Ronda Ostensiva de Proteção Escolar da Guarda Municipal de Natal, tem feito um excelente trabalho de conscientização, visando educar e aproximar a comunidade dentro das salas de aula, prática muito comum desde que foi criada em 2014.

Em Macaíba, a violência tomou conta da cidade. As escolas públicas e privadas, não fogem dessa realidade. Seria necessário que pelo menos o serviço de portaria das escolas municipais de Macaíba, fossem realizados por um agente da Guarda Municipal. Essa ação, certamente, inibiria ações de violência nas escolas, tráfico de drogas e depredamentos do patrimônio público escolar, como ocorreu em Parnamirim. Professores e alunos, certamente, estariam mais seguros com a Guarda Municipal nas escolas. Ações como essa, valorizam a cidade e o futuro dela: que são os alunos.

Fonte: Tribuna do Norte (1° e 2° parágrafo)
Foto: Ana (Tribuna do Norte)

Postar um comentário

 
Top