Já passamos o pleito de 2018. O resultado que obtivemos nas urnas aqui no RN, agradou a "gregos" e aos "troianos". Tanto se elegeu Fátima Bezerra, como a candidata da esquerda, como também se elegeu Jair Bolsonaro, como candidato da direita.

Mediante essas duas situações, novas perspectivas já nasceram a partir desses resultados. Tivemos uma grande renovação no Congresso Nacional, PORÉM, não sabemos se o povo de Macaíba, irá seguir essa mesma orientação de mudança, ou, se irá continuar elegendo os mesmos "DINOSSAUROS" da política local.

CENÁRIO 01:

A vitória de Fátima Bezerra para o Governo do RN, deixou os vereadores da oposição, Denilson Gadelha e Emídio Jr. que a apoiaram, em uma situação bastante confortável, para procurarem se engajar numa pretensa candidatura rumo ao Executivo Municipal. Com Fátima ou sem Fátima, já existia essa pretensão na mente dos dois vereadores.

CENÁRIO 02:

No cenário 02, vemos o vereador Gelson Lima, que é o Presidente da Câmara Municipal de Macaíba, bastante otimista numa pretensa candidatura ao Executivo. Segundo conversas de bastidores, com ou sem o apoio dos Cunhas, sua pretensa candidatura ao Executivo é certa. Porém, na hipótese do prefeito Fernando Cunha sofrer uma ação na Justiça mais forte, como a perda do mandato até lá, Gelson Lima poderá ficar mais enfraquecido, por ele ser um vereador da base do prefeito. Gelson Lima, porém, concentra bons apoios dos vereadores da base do prefeito.

CENÁRIO 03:

Caso aconteça a hipótese do prefeito Fernando Cunha sofrer uma cassação de mandato até lá, o vice-prefeito Auri Simplício, assume o controle da máquina municipal, e poderá ter tempo hábil para desenhar uma pretensa candidatura até 2020, uma vez que ele já foi vice-prefeito por 03 mandatos, nunca tendo, dessa forma, a oportunidade de ser um prefeito de fato. Acreditamos que esse terceiro cenário é bastante real. Acreditamos que, talvez, ele deseje sair candidato.

CENÁRIO 04:

O vereador Netinho França foi bem votado em 2016. Entrou na Câmara Municipal animado, e já tentou projetar seu nome para o Executivo em 2020. Acontece que, Netinho França, foi eleito com o forte apoio do seu pai, o ex-líder político de Macaíba, Luiz Gonzaga Soares (Luizinho). Refiro-me à Luizinho como ex-líder político, pois o mesmo foi para "debaixo de asa" do prefeito Fernando Cunha na campanha de 2016, apoiando-o, e quem assume a posição de "servo", deixa de ser "senhor", tornando-se, portanto, ex-líder político. 

O ex-líder político Luizinho, responde a um processo criminal pesado na Justica Federal, onde o Ministério Público Federal, pediu para aumentar a sua pena no TRF5, em Recife. Se isso ocorrer, Luizinho corre o risco de ser preso por corrupção e formação de quadrilha, mediante as investigações deflagradas na Operação Hygia. Se isso ocorrer até o período eleitoral de 2020, Luizinho deixará de ser um apoio político que Netinho precisará, e passará a ser um verdadeiro pesadelo. Luizinho já tem uma condenação na Justiça Federal do RN, foi recorrido, e o processo está em Recife, e já era pra ter sido julgado há muito tempo. Na hipótese da prisão de Luizinho, a carreira política de Netinho, sofrerá um grande abalo, podendo até desabar de vez.

CENÁRIO 05:

Outros que também estão de olho em 2020, é a ex-prefeita Marília Dias, que tudo indica, tem interesse em disputar, seja lá em qual posição for, numa futura chapa. O professor Hailton Mangabeira, também se mostrou interessado. Outro que ainda não mostrou interesse, é o delegado Normando Feitosa. Existem também, rumores que uma pretensa chapa esteja sendo articulada entre os empresários de Macaíba, porém, não sabemos mais informações sobre.

CONCLUSÃO

Seja lá em qual cenário for, desejamos que os macaibenses analisem bem os futuros candidatos, e vejam bem quais deles se enquadrarão no perfil desejado para a cidade de Macaíba. Sabemos que a nossa cidade é carente de uma liderança local, que governe para os seus, e que empregue as pessoas da cidade, que haja com honestidade, lisura e transparência. Queremos alguém responsável, que trate a máquina pública com zelo e honestidade, para que os escândalos de corrupção, não sejam relatados na imprensa estadual, envergonhando nossa cidade, e os seus cidadãos. Queremos uma Macaíba melhor para o futuro. Está na hora de sairmos do nosso comodismo, e sermos agentes de mudança. Participe!
-
Colunista do Diário de Macaíba




Postar um comentário

 
Top