No dia 16 de março de 2020 (segunda-feira), o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, publicou o Decreto N° 1.919/2020, cuja temática são as medidas temporárias de prevenção ao Coronavírus (COVID-19), por parte da Administração Municipal.
No mesmo Diário Oficial, o prefeito publicou a Portaria N° 067/2020 que, criou o Comitê Gestor de Prevenção e Enfrentamento ao COVID-19, e pasmem! só gente especializada na área de infectologia e transmissão de doenças. Só profissional da área. Só que não.
O que mais causou estranheza no Decreto N° 1.919/2020, foi o texto que fala no Artigo 2°, primeiro parágrafo, in verbis:
"No âmbito dos gabinetes dos Secretários municipais e do Dirigente do MacaíbaPrev, compete aos respectivos titulares dispor sobre as restrições ao atendimento presencial do público externo".
Fico, portanto, a perguntar:
1. Quais medidas preventivas (fora a do secretário de Educação), foram tomadas nas respectivas secretarias que trabalham com atendimento ao público?
2. Quanto a Portaria N° 029/2020 - SME, restringindo o atendimento PRESENCIAL na Secretaria de Educação de Macaíba, APENAS para as quartas-feiras no horário das 8h às 14h, e, nos demais dias, por telefone e por meio eletrônico, porventura, o secretário de Educação já divulgou em quais telefones e meios eletrônicos se poderá entrar em contato com a Secretaria?
3. Quanto a Secretaria de TRIBUTAÇÃO e demais secretarias: Já houve a solicitação de meios preventivos para o atendimento presencial, como luvas, máscaras e alcool gel para os servidores e população que lá chegarem, ou, a permissão para que eles trabalhem em casa, atendendo a população pelo sistema remoto, via telefone, WhatsApp e e-mail, mediante divulgação prévia?
4. Além de suspender a Vaquejada de Macaíba, a secretária de Saúde, Gisleyne Karla, já destinou materiais de prevenção ao COVID-19 para serem usados nos postos de saúde e UPA?
5. Os profissionais da Saúde de Macaíba estão treinados para seguirem os protocolos de atendimento, caso apareça alguém infectado?
6. A Secretaria de Saúde já disponibizou um número exclusivo e meio eletrônico para atendimento de possível vítima, ou, para tirar dúvidas da população?
7. Os pacientes da hemodiálise vão receber kits preventivos, haja vista, serem pacientes com maior grau de vulnerabilidade, pois, além de apresentar baixa imunidade, andam na van da Prefeitura com ar-condicionado ligado?
8. A sala de medicação da UPA, terá uma atenção redobrada através dos meios protetivos, haja vista, muitos pacientes estarem juntos dentro da mesma sala fechada e com ar-condicionado ligado?
9. Como está os cuidados com os funcionários e população que frequenta o Posto da Maré?
10. Como estão os cuidados com quem circula nos transportes de massa, a saber, os ônibus escolares e transporte coletivos?
Ficam, portanto, esses questionamentos, e, os devidos cuidados, caso as providências ainda não foram tomadas.
Jornalista do Diário de Macaíba
Como vai ficar população q precisa de luva é mascara álcool em gel
ResponderExcluir