Para quem não conhece, em Macaíba, existe a Horta Comunitária. Essa Horta é um espaço onde as pessoas que cometeram algum delito, algum erro perante a Justiça que, em vez de irem à cadeia, são destinados a cumprir trabalhos comunitários como esse. Alguns crimes graves vão para a cadeia, mas, tem sua pena amenizada com o tempo aos serviços comunitários. Os educandos passam por rigorosa escolha, antes de saírem da cadeia para prestar esses serviços.


   O Diário de Macaíba foi até a Horta, conhecer o projeto de perto. Chegando lá, "fulano de tal" nos recebeu muito bem e falou sobre a Horta e sua vida passada. Ele falou que a sua família não lhe deu apoio, oportunidades, pois veio do interior, com a esperança de encontrar seu espaço no mercado de trabalho em Natal. Algumas amizades, porém, ofereceram-lhe um outro caminho: o do crime. Fazendo assaltos a mão armada, conseguiu ganhar uns trocados, mas, a "casa caiu". Foi preso e se arrependeu bastante. Devido a sua obediência e comportamento, foi ganhando a simpatia dos vários delegados que ali passaram. Hoje, "Fulano de Tal" cumpre sua pena na Horta, é uma outra pessoa e aceitou Jesus em sua vida. Hoje, ele tem seu espaço no mercado de trabalho, sua família e sua dignidade.



   A Horta, por sua vez, precisa de melhorias em sua estrutura. Os educandos que vão prestar seus serviços, sentem falta de uma estrutura melhor, e a irrigação é uma delas. O espaço acima está sendo terminado, mas, faltam verbas para investir no local. A Justiça tem orçamentos apertados e espera, a iniciativa do poder público, em chegar junto e ajudar esse projeto. Por outro lado, precisa de segurança também, pois a Horta tem sido alvo fácil de roubos. Os crimes e erros cometidos pelos educandos são diversos: DESDE A COMPRA DE VOTOS, BOCA DE URNA AO ASSALTO E HOMICÍDIO, LÁ TEM QUASE TODOS OS CASOS. Fica, portanto, o alerta, para os pequenos delitos: QUEM COMPRAR VOTOS OU FAZER BOCA DE URNA, PODE IR PLANTAR MACAXEIRA E BANANEIRA NA HORTA. CUIDADO! A Horta Comunitária fica localizada ao lado do transbordo de lixo da TCL, na Lagoa Grande, como quem vai para o Lamarão.

Postar um comentário

 
Top