Macaíba é uma cidade edificada sobre um rico manancial de águas. Desse manancial, diariamente, é extraído milhares de metros cúbicos de água mineral. Para quem não sabe, a água que consumimos em Macaíba, é água mineral, que após extraída pela CAERN, é tratada, e chega até nós. Temos água doce e de ótima qualidade em nossas torneiras. Porém, a cidade de Macaíba, não tem água doce em todo o subsolo municipal. Em parte do município, só é possível achar água salobra. A água salobra, como o nome já diz, tem alta concentração de sal, e é ruim para beber, é ruim para irrigar, e é ruim até para tomar banho. A água salobra desidrata a pele, pois tira todo o hidratante natural dela. Nos cabelos, a água salobra deixa os cabelos secos, sem brilho e quebradiços. 

De acordo com um amigo da zona rural, mais de 20 poços foram instalados na zona rural de Macaíba nos últimos anos. Porém, aproximadamente 5 poços, estão em funcionamento, os outros estão parados. Em muitos desses poços, existe água salobra. Se o prefeito municipal fosse amigo do homem do campo, parcerias com o Programa Água Doce (PDA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), seriam trazidas para Macaíba. O Programa Água Doce, foi criado objetivando atender áreas carentes do Brasil, onde o atendimento de água fosse precário, e, cujo subsolo, só ofertasse água salobra. Esse Programa, oferece dessalinizadores acoplados aos poços, nas comunidades carentes, e o sal, é extraído da água por meio desse equipamento. 

Zona rural de Jandaíra-RN sendo contemplada com o dessalinizador

O Programa Água Doce, também visa atender necessidades de aumento de renda nas comunidades carentes, através do reuso da água rejeitada pelo processo de dessalinização. Essa água rejeitada e com alta concentração de sal, pode ser usada na criação de tilápias, usada na irrigação da erva-sal, planta essa que serve para tirar o sal do solo salínico e da água rejeitada, e também é ótima para ser usada na forrageira, e misturada ao milho ou farelo para alimentação de animais. A miséria nas comunidades rurais de Macaíba só existe, porque temos um "líder" irresponsável, que não leva soluções para o homem do campo. Esses projetos existem lá em Brasília. Porém, nosso "líder", só se lembra do povo carente, em época eleitoral. Se houvesse investimentos na zona rural de Macaíba, teríamos uma outra realidade econômica em nossa cidade. O povo do interior tem terras, tem coragem de trabalhar, só não tem recursos financeiros para tirar água sem sal dos poços. A agricultura irrigada é um sucesso em partes do estado, e poderia ser um poderoso forte em nossa economia.

Projeto sustentável com o uso adequado do dessalinizador

Muitas famílias de Macaíba, poderiam sair da zona da pobreza, se fosse inseridas em programas de águas dessalinizadas, e usá-las, de forma produtiva. A área econômica da cidade, nunca foi o forte desse prefeito. Ele pouco se preocupou ou se preocupa com essa área. Por essa razão, temos tantas pessoas desempregadas em Macaíba. Macaíba já foi uma potência econômica na época de Fabrício Gomes Pedroza. Naquela época, o empresário Fabrício, era um homem visionário e determinado, a negociar as riquezas de Macaíba, com o mercado europeu. Macaíba vive um atraso tremendo, pois o prefeito arrecada muito e gasta mal. A prefeitura de hoje, só gera despesas e mais despesas. Não existem políticas econômicas nessa cidade, com investimentos, com estratégias, com isso, o povo pobre é penalizado com o desemprego, com a falta de oportunidades, pois políticas produtivas não são criadas. Enquanto um prefeito despreparado estiver na gestão dessa cidade, a economia desse lugar, não vai sair da UTI.
-
Mário Henrique
Redator do Diário de Macaíba

Postar um comentário

 
Top