Macaíba completará 139 anos esse mês, no dia 27. É notório que a cidade vive em um atraso de infraestrutura, em um atraso de mobilidade, na educação, na segurança, enfim, em quase tudo. Pouca coisa se avançou nessa cidade. Falo pouca coisa para não exagerar, pois ainda tem muita gente nessa cidade, que acha que vivemos no país das maravilhas! Muitos dos direitos dos cidadãos, como o acesso à exames e remédios, só é possível, através do conhecimento com algum vereador que apóie o prefeito. O povo de Macaíba vive refém das suas escolhas. Uma cidade como a nossa, com uma arrecadação beirando os 15 milhões por mês, já deveria ser uma cidade de outro nível.

Muitos colocam a culpa nos políticos, por serem isso e aquilo, ou, por fazerem ou não fazerem isso ou aquilo. Entretanto, a culpa do nosso atraso está no próprio povo. Sim! O povo! É o povo quem escolhe os vereadores e o prefeito de nossa cidade! Aqui em Macaíba, prefeito se ganha sem nem o povo ouvir a sua fala! Prefeito se ganha sem o povo saber o que ele vai fazer por quatro anos! Pelo jeito, o povo não está nem aí para essa história de projeto ou de promessas de campanha... Aqui em Macaíba, a esperteza tem tomado conta das ruas de nossa cidade na corrida pelo poder. Em um famoso grupo de WhatsApp de Macaíba, um cidadão resolveu perguntar, quanto seria um voto em Macaíba. A resposta, foi direta e precisa, sobre o valor que se paga em nossa cidade por um voto:
-


Em muitas cidades do nosso Estado, na época das eleições, o povo se vendeu. Aqui em Macaíba, onde o desemprego é enorme, e onde o povo não tem oportunidade de nada, nem de estudar fora, a crise é crescente. Pelo jeito, esse é o jeito que os políticos amam fazer campanha: na crise, com o povo passando necessidade. Todo voto, pode não ter preço, mas todo tem CONSEQUÊNCIAS! Como cobrar ações de um vereador(a) ou de um candidato a prefeito(a), se ele ou ela comprou seu voto? Como cobrar o desenvolvimento de uma cidade, se para alguns deles, quanto pior tiver a situação do povo, mais fácil será para comprar o voto? Nosso povo precisa amadurecer! Precisamos entender que política é uma coisa séria! 

Vender o voto, votar nulo, branco ou não votar, não vai contribuir em nada para o fortalecimento da nossa DEMOCRACIA. 35 ou 50 reais, só vai resolver o seu problema, NAQUELA HORA! Precisamos amadurecer nossa maneira de ver nossa cidade. Aqui vivemos e aqui moramos. Se continuarmos  enxergá-la como a "terra dos outros", como se a prefeitura fosse do prefeito, ou dos vereadores com ele, continuaremos a "comer o pão que o diabo amassou". Fiscalizar, acompanhar e cobrar, faz parte do nosso ato de cidadania! Exerçamos nosso DIREITO! Não venda seu voto! Não seja o "Judas Iscariotes" da sua própria cidade!
-
Mário Henrique
Editor do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top