A eleição para diretora e vice na Escola Municipal Pinheiro Borges, situada no Campo da Santa Cruz, foi tranquila por uma parte e turbulenta por outro lado. Foi tranquila, porque apenas uma chapa estava disputando o cargo que envolve muita responsabilidade e disciplina, por outro lado, quem já estava atuando como diretora e vice, não queriam perder o posto. Aqui em Macaíba, os cargos de diretor e vice nas escolas municipais, são muito disputados pelos vereadores situacionistas, pois cada um deles, querem ter seus/suas representantes nas escolas, indicados por eles mesmos. As vereadores de Macaíba, cuja profissão anterior, era o de professora, amam indicar pessoas suas, para ocupar esses cargos. Essa prática danifica  e compromete completamente a estrutura de ensino, pois, a pessoa uma vez indicada pelos(as) nobres edis, com o "rabo preso" fica, não tendo voz para cobrar melhorias na estrutura física do prédio, não tendo voz para cobrar a falta de merenda, cobrar vigias para a escola não ser arrombada durante a noite, como vem acontecendo em muitas.


A Chapa Única na eleição de hoje, era composta pela senhora professora Gezilda, para o cargo de diretora, e pela senhora professora Milene, para o cargo de vice-diretora. Essas duas profissionais, são pessoas da mais alta confiança e profissionalismo se colocadas numa gestão escolar. Elas têm experiência, vocação e amor pelo que fazem. A Escola Alfredo Mesquita, já foi gerida pela professora Gezilda. Tudo funcionava na sua gestão. Hoje, a Escola Municipal Pinheiro Borges é gerida por pessoas indicadas. Algumas pessoas frutos dessas indicações, são pessoas profissionais, o problema é que elas não tem voz para cobrar nada! Nessa escola sempre falta merenda, falta vigia, falta reparos na estrutura, faltam alunos, pois uma escola daquela que abrange um bairro imenso como o Campo da Santa Cruz, Raiz, Morada da Fé, não justifica aquela quantidade pequena de alunos. 

Outro fato contado pelos presentes, é que a merenda acaba muito rápido por lá. Por exemplo: A merenda chega na segunda-feira, e na quarta ou quinta, já não tem quase nada.  E ninguém sabe como essa merenda é gerenciada. Também ficamos sabendo que existem práticas criminosas envolvendo drogas, quando a escola está fechada. Não sabemos dizer o que é e quem é. Enfim, para complicar a situação da Chapa Única, pois para elas ganharem de fato o direito de serem diretora e vice, deveriam ser votadas em quantidades "x" de votos. Caso não atingissem a quantidade "x", permaneceria nos cargos as que já estão, isto é, as indicadas. Ficamos sabendo que, possivelmente, a vereadora "Mia Fia"  e a "Miss vereadora", tentaram sabotar a eleição do Pinheiro Borges, induzindo, possivelmente, os funcionários a não votarem na Chapa Única, fazendo com que, as indicações das mesmas permanecessem. 

Em pleno século 21, práticas como essas, cujas escolas são dominadas por interesses políticos e transformadas possivelmente em "currais eleitorais", são infelizmente, o atraso da nossa cidade. Quando isso vai acabar? Sem contar que, a fiscalização sobre as mães dos alunos durante a votação era tremenda, nem no dia para votar para prefeito é assim! Era "cara-crachá". Os maus políticos precisam ser BANIDOS da política. A política é uma coisa bela, quando ela é praticada em favor do povo. Porém, o tipo de política que predomina em Macaíba, é uma das mais nojentas e sujas do mundo! Se o povo conhecesse 10% dos atos desses políticos daqui, eles jamais teriam votos por esses terras! Sem mais!
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba





Postar um comentário

  1. Nobre colega, admiro sua inocência!
    O povo de Macaíba é igual a todos os políticos!

    ResponderExcluir

 
Top