De uns dias para cá, alguns políticos macaibenses, preocupados com a péssima impressão que tem, perante o povo macaibense, resolveram levantar a bandeira do "desenvolvimento" de forma unânime. Para começar a história, não temos em Macaíba nada de palpável, de concreto, nada sólido, que indique que os ventos do desenvolvimento estão soprando favoráveis em nossa terra. A única coisa que temos de concreto até então, é a gigantesca fábrica chinesa de painéis fotovoltaicos que seria erguida em Macaíba, prometida de forma aberta e para todos ouvirem, que iria gerar 1.300 empregos, mas, que na hora de se tornar real, foi levada para ser erguida no solo de Extremoz. O povo frustrado ficou com esse fato, mas isso tampouco foi contestado, pois a parceria prefeito/governador continua firme e forte. Se formos olhar para alguns segmentos do comércio, houve sim, alguns avanços. Algumas lojas melhoraram sua infraestrutura, outras lojas novas, de renome nacional, se instalaram em Macaíba. Outros negócios locais, continuam na informalidade, impossibilitando assim, sua habilitação em licitações com essa municipalidade. Diante disso, quais esforços foram feitos para tentar sanar esse problema? Se existe informalidade, essas empresas poderão estar perdendo seu maior cliente: a Prefeitura. O mínimo a se fazer para tentar sanar esse problema, é a figura de um contador, que pode ser contratado pelo município, para tornar essas empresas, caso desejem, enquadradas dentro do que exige a Lei das Licitações. Isso não quer dizer que elas vão ganhar as licitações, mas que poderão participar em condição de igualdade, e se ganharem, venderão mais e consequentemente, empregarão mais macaibenses. Simples, não???

Porém, diante de algumas novidades, existe também o outro lado da moeda, onde vale ressaltar, que a nossa cidade, tem muitas, mas muitas pessoas desempregadas e sem acesso a qualificação técnico/superior. Temos uma juventude ociosa, isto é, sem atividades que levem-os a ocupar o corpo e a mente, muitas mães e pais que não tem o que dar a família. A cidade mergulha no precipício do atraso, onde um grupo de pessoas incompetentes, gastam seus tempos em alimentar a esperança de pessoas que sonham em dias melhores, que daqui a tantos anos virá isso e aquilo. Macaíba já foi uma cidade desenvolvida. Fabrício Gomes Pedroza foi um grande visionário que essa cidade possuiu. Exportava seus produtos para a Europa, tirou esse lugar de uma condição pequena e pobre, e a transformou num grande entreposto comercial do Estado. Nessa época, já se falava que a capital do Estado deveria ser Macaíba, pela sua grande importância para a economia do Estado. Hoje, em nossa cidade, principalmente na política, temos muitas pessoas sem visão de futuro, acomodadas em seus altos salários, fechadas em seus gabinetes, cujos pensamentos e estratégias, só se resumem as campanhas eleitorais e como ganhá-las, e a discursos vazios e sem sentido.

Presenciar alguns atores da política local, falar em desenvolvimento de Macaíba em uma audiência na Câmara, onde estes passaram décadas no poder, e nada fizeram de concreto, a não ser mudar suas cadeiras de posição no poder, onde a cidade se afunda cada vez mais na criminalidade, onde falta itens básicos como segurança, saneamento, limpeza urbana, iluminação pública, acesso a saúde de forma satisfatória, onde falta transporte interbairros para tornar a mobilidade na cidade mais democrática e intensa no vai e vem, onde os espaços de recreação e lazer estão abandonados, esquecidos nos papéis, como a Praça da Juventude. O povo precisa deixar de dar crédito a quem não merece crédito. Para que essa cidade cresça de fato, é preciso tirar do poder, todas as pessoas sem competência para estar ali, isto é, todos os que não apresentaram até hoje, resultados satisfatórios. "Estamos atrás de investimentos para Macaíba!", pois é, enquanto eles estiverem "atrás" dos investimentos, sempre existirá alguém na frente, como o prefeito de Extremoz, que levou a fábrica para lá. Sem mais.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top