A cidade de Macaíba, economicamente falando, vive dias difíceis. Essa situação já vem se arrastando há bastante tempo. Atualmente, devido a grande demanda que existe por empregos em nossa cidade, alguns andaram "apostando fichas" no projeto da fábrica de painéis solares, que gerariam cerca de 1.300 empregos, mas esta, foi levada para Extremoz, pois apareceu um prefeito-líder, que conseguiu atrair esse investimento para lá. O primeiro semestre foi de fracasso total, esses 1.300 empregos iriam levantar a moral de alguns "líderes", que já andam pela cidade cabisbaixo. E porque teriam que andar de cabeças erguidas? O que teriam para mostrar? Cadê os fatos concretos? O que a população ganhou com isso ou aquilo? O que eles fizeran para beneficiar a todos? Perguntas como essa não são respondidas, pois para que sejam, é preciso mostrar resultados, e desde que a gestão atual assumiu em 2013, essa cidade estacionou, e só tem andado para trás.

Pelo o que nós pudemos ver de resultado desse primeiro semestre de gestão, quase nada se fez nessa cidade. Aqui a gestão nem o básico está fazendo. Abrindo um parêntese, pois reclamação por parte da população é constante na falta dos itens básicos para a Saúde Municipal, para fazer funcionar os postos de saúde. Mas, voltando aos assuntos referentes a emprego e renda... As promessas sobre esse tema se arrastam há anos! Prometeram uma ZPE - Zona de Processamento de Exportação, que é um conjunto de unidades fabris que iriam gerar muitos empregos no município, e esse assunto, por sua vez, ficou no esquecimento. Ora, é notória a grande dificuldade que esse povo tem, de trazer uma empresa para cá, e quando trazem, os outros levam embora, quanto mais um monte de empresa como era pretendida pela ZPE. Se a dificuldade de trazer uma empresa é grande, quanto muitas empresas para o parque da ZPE!

Atualmente, já mostraram o projeto do shopping, para não sei quando, já fizeram encontros com o SEBRAE, para falar sobre o tema "emprego e renda", mas até então, NADA de concreto, de substancial apareceu em nossa cidade, que viesse da gestão, e que pudesse melhorar a geração de emprego e renda. Por enquanto, a população sofre, as ideias não são postas em prática, o comércio decai, pela falta de mais dinheiro circulando nele. Muitas promessas não foram concretizadas. O projeto do shopping pode até sair, pois é de iniciativa PRIVADA, embora alguns queiram ter o mérito do projeto, como se aquilo partisse deles. A ZPE a gente sabe que não sai mais. Enquanto as coisas não acontecem, o povo vive a ter esperanças, pois as conversas são lindas e maravilhosas nesse sentido. Enquanto o tempo passa, os ensacadores de vento, vão enchendo os sacos de palavras vazias, de promessas não cumpridas. Lá para 2019, algo de substancial começa a ser feito...
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top