Infelizmente um episódio lamentável ocorreu na tarde de ontem (29), durante a visita dos vereadores Emídio Jr., Denilson Gadelha e Igor Targino, na Escola Municipal Vereador Pedro Gomes, localizada no Conjunto IPE, afim de acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos naquela escola, e fiscalizar o que fosse do interesse da população.
-
Circular 001/2017 - SME
-
Na chegada à Escola, todos os vereadores presentes se apresentaram, e falaram o objetivo pelo qual eles estariam ali: fiscalizar a coisa pública. De posse do Ofício Circular 001/2017-SME/GS, a diretora Luciana, logo disse que a circular, restringe a entrada de "indivíduos" que não sejam da comunidade escolar. Depois disso, os vereadores disseram que eles não eram esses "indivíduos", conforme no documento estava escrito. Os vereadores, porém, disseram que o mais correto seria o secretário de Educação tratar as honrosas pessoas dessa cidade, como "cidadãos" na Circular, e não como "indivíduos", mas... tudo bem até aí. Só queremos lembrar que essa Circular, não está restringindo a entrada de bandidos, que arrombam as escolas, e levam tudo, até a merenda em alguns casos.
-
-
A questão toda começou, quando ainda na secretaria, a diretora disse que a fiscalização, seria apenas olhando e verificando, sem a utilização de câmeras, porém, foi alegado pelos vereadores, que aquele trabalho precisava ser prestado contas com a população, pois o povo é quem paga o salário do vereador, da diretora, do secretário que chamou o cidadão de "indivíduo", afinal, é o povo quem paga a merenda, a reforma da escola, enfim, o povo paga a conta de tudo, e portanto, todo trabalho de fiscalização precisa ser prestado contas com a população, para que esta tome ciência, de como e onde, o dinheiro dos seus impostos está sendo gasto corretamente ou não.
-
-
A diretora da escola, porém, muito indignada e nervosa ficou, quando os vereadores foram convidados pelos alunos de uma determinada classe, para ouvir da parte deles, quais problemas na escola precisariam ser resolvidos, para depois, serem reinvidicados na Câmara Municipal. Para registrar tantos pedidos, pois os alunos, cada qual falava uma coisa diferente, uma necessidade diferente, como quadro quebrado, ventilador quebrado, bebedouro com água quente, pois não estava gelando, enfim, muitas reclamações e solicitações da parte deles, foi aí que a diretora da escola entrou na classe, interrompeu a fala dos alunos, e tentou dessa forma, abafar e intimidar a fala dos alunos e dos vereadores, através da sua impostação de voz, elevando o seu volume, não permitindo que houvesse um diálogo educado e civilizado entre as partes. Ao sair da classe dos alunos, percebeu-se que a sala da cozinha estava fechada, e não só essa, mas outras salas estavam fechadas, demonstrando que existia uma certa precaução ou cuidados, para que salas não fossem visitadas. 
-
-
Diante da exposição que gerou nas redes sociais, com o impedimento por parte da diretora, em não conceder o livre acesse e nem a publicidade do trabalho de fiscalização naquela escola, os vereadores pretendem prestar queixa na delegacia, para que incidentes como esse, não possam ocorrer novamente. Caso a diretora tivesse chamado a polícia, para ela seria dado voz de prisão, por impedir o papel constitucional do vereador que é de fiscalizar. Será que o secretário de Educação, publicou essa "Circular 001/2017", depois da visita ocorrida na Escola Pinheiro Borges, para assim, querer impedir o trabalho legislativo? Essa é a primeira circular da sua gestão. Fique o senhor sabendo, caro secretário, que os vereadores podem entrar no seu gabinete na hora que eles quiserem. Sei que o senhor ama as expressões "republicano" e "democracia", porém, atitudes como essa, vivenciadas pelos vereadores, fere o Estado Democrático de Direito, onde os vereadores na sua legitimidade, conferida através de voto democrático, foram impedidos de exercer seus deveres. Senhor prefeito e senhor secretário, qualquer CIDADÃO pode fiscalizar e acompanhar tudo o que é PÚBLICO.  Se está tudo certo, tudo ok, não há porque esconder. 

Não compete ao senhor secretário fechar portão, fechar cadeado, fechar porta, publicar Circular, com o intuito, talvez, de barrar esse honroso ATO DEMOCRÁTICO. Vivemos em uma DEMOCRACIA! MACAÍBA NÃO É UMA DITADURA! Queremos que a administração conscientize os gestores de órgãos, para que não aja impedimentos, pois situações vão ser tratadas com polícia, delegacia e Justiça, para que a Lei e a Democracia possam valer nessa cidade. Ficamos, porém, tristes e desanimados, pois uma diretora de escola municipal, agora é chamada de "#LucianaAfrontosa" nas redes sociais, por supostas alunas da escola a qual ela é diretora. Situação lamentável! E outra: senhora diretora, da próxima visita, os vereadores vão querer a prestação de contas do caixa escolar, centavo por centavo. Vamos procurar saber outras coisas também, a qual nos foi denunciado. Aguarde-nos.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba
e
Ativista de Controle Social de Gastos Públicos



Postar um comentário

 
Top