Na cidade de Macaíba, há anos que existe um paciente por nome de Jessé Elias, que segundo o Laudo Médico descrito pelo médico psiquiatra Dr. Brasiliano Cabral, esse paciente sofre de diversos males psíquicos, que vai desde a audição de vozes mandando ele fazer coisas, até mesmo para auto destruir-se, além de males como depressão e esquizofrenia. Jessé é um paciente que precisa de cuidados médicos especiais, além de um acompanhamento períodico, com obtenção de medicamento gratuito, no Posto de Saúde da Maré.
-


Depois que Jessé Elias postou um vídeo no Facebook, num momento de completo descontrole mental, onde ele procura tirar a sua própria vida através da ingestão de veneno de rato, demonstrando a sua indignação e frustração para com as autoridades e instituições que deveriam zelar pelo seu DIREITO À SAÚDE, sem nenhum impedimento, fica aqui, portanto, alguns questionamentos:
-
1. Quais proviências foram adotadas quanto ao paciente Jessé Elias, pela Secretaria Municipal de Saúde?
-
2. Está existindo a oferta de médico psiquiatra pelo Município, para que ele possa ser atendido? Onde e quando?
-
3. Está existindo os medicamentos no Posto da Maré, para serem entregues ao paciente Jessé, e se tem, estão sendo entregues? Se não, porquê?
-
4. O agravamento dessa situação, em que o paciente Jessé reclama de omissão de assistência que, se por acaso existir, se dá pelo fato da sua opção política, e pela sua liberdade de expressão à época das eleições?
-
5. Por que essa situação chegou a esse ponto? O prefeito médico não tomou ainda as providências?
-
Diante da repercussão do vídeo pelas redes sociais, o colunista desse blog Mário Henrique, tomou a iniciativa de procurar o Dr. Brasiliano Cabral, o qual atende a Jessé Elias de forma gratuita e pontual, mas, que o grande problema se dá com a compra dos medicamentos, que segundo Dr. Brasiliano, os custos mensais com essa medicação especial, ultrapassa os 200 reais.
-
-
-
Doutor Brasiliano prontamente atendeu ao meu pedido, de conseguir uma receita médica, e ele foi além, quando trouxe 04 caixas de dois tipos de medicamentos que Jessé toma, que apenas vão suprir essa necessidade de medicação por alguns dias, e que a falta deles virá, caso não aja reposição dos mesmos.
-


Foi-nos falado que, o Posto da Maré, NÃO distribui medicação para pacientes que apresentam receita de consultório particular. Entretanto, apesar de Dr. Brasiliano ser um médico particular e não ser um médico do município, Jessé Elias e nem sua família, NUNCA pagaram uma só consulta a Dr. Brasiliano, que devido aos problemas noticiados pelas redes sociais dos problemas mentais sofridos por Jessé, o mesmo se prontificou a atendê-lo gratuitamente. Claro que o problema persiste na MEDICAÇÃO, que o paciente não tem condições de comprar, e a Secretaria de Saúde do Município, até agora não soubemos se apresentou soluções. 

Os problemas psiquiátricos sofridos por quem os detém, são problemas graves e até perigosos. Não adianta fechar os olhos e tentar empurrar com a barriga, fazendo de conta que tudo está bem. Quando se vê notícias graves disso e daquilo, ocorridos pelas mãos de um deficiente mental na TV, é porque aquele doente não estava sendo tratado. Uma doença mental não tratada, pode acarretar em muitos problemas, para si e para outros. CHEGA DE ESTAR NO CARGO APENAS PELA VAIDADE! VAMOS TRABALHAR E FAZER O BEM AO PRÓXIMO! Não vamos fechar os olhos!
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba
e
Ativista de Controle Social de Gastos Públicos




Postar um comentário

 
Top