Na cidade de Macaíba, temos uma coisa em comum, que anda atingindo quase todos: A falta de água. Seria trágico, se na cidade de Macaíba, não tivéssemos uma barragem, e umas dezenas de lagoas. Temos um lençol freático riquíssimo em água, que devido a sua alta demanda de uns tempos para cá, está comprometendo e muito o abastecimento na cidade de Macaíba. Essa alta demanda no manancial, se dá principalmente por causa dos caminhões pipas, que seguem aos montes pela BR 304, rumo às cidades afligidas pelas secas, onde nossos irmãos também carecem da água. Tudo resultado da falta de investimentos no setor. É a velha história dos que querem o "venha a nós", e, "o vosso reino, nada".
Porém, é inegável reconhecer a fragilidade operacional e de planejamento da CAERN de Macaíba. Qual é o plano B do pessoal da CAERN? Será que eles sequer tem um plano B? O plano B são os carros pipas, caso nosso manancial seque um dia? Transportar água de carro pipa é muito caro, além de pecar muito quando o assunto é eficiência. Vamos pensar com a mente pequena deles: Digamos que o manancial de Macaíba seque um dia, o que eles irão fazer? Mobilizar um frota imensa de caminhões pipas, para atender uma população de mais de 80 mil habitantes? Hoje eles praticamente nos forçam a viver no "conta-gotas" em nossas casas. Acabamos de sair de um rico período de chuvas, e o resultado dessa invernada, são torneiras vazias, sem água.
Das duas uma: ou o nosso manancial está correndo apuros, ou nossos poços estão sujos, entupidos, ou com as bombas quebradas. Eu prefiro supor que sejam as duas alternativas. Qual é o plano B da CAERN? Esperar existir de fato uma crise hídrica em nossa cidade? Mas já estamos vivenciando essa crise. Certos bairros de Macaíba, não existe abastecimento há semanas! A CAERN tem um plano B? Repetindo: A CAERN tem um plano B? Comecem a elaborar um plano B, por exemplo, começando pelas águas da Barragem de Tabatinga, depois, pelas águas das muitas lagoas. A cidade de São Gonçalo, a qual a Prefeitura gerencia suas águas pelo SAAE, construiu uma grandiosa estação captação de águas, na cidade de Ceará-Mirim! Veja só! Foram buscar águas em outra cidade! Isso é que é um plano B!
Nosso subsolo é riquíssimo em águas de qualidade. Nosso solo detém ótimas lagoas. O que está faltando então? Vão continuar arrecadando os milhões em Macaíba, e deixando as torneiras e caixas de água secas? Faz parte de algum planejanento ou meta, manter as torneiras secas da população, pois se sabe que a arrecadação continuará a mesma? Caros líderes da CAERN, não vamos transformar a CAERN, a qual é uma empresa do povo, numa empresa de quinta categoria, desvalorizando-a, não fazendo-a crescer, para que um dia, ela possa ser vendida a preço de banana.
Vamos lutar por investimentos, por projetos hídricos para nossa cidade. Do jeito que está, é até ruim para vocês. O Governador e os deputados irão andar na casa do povo, e o povo irão queimar o filme de vocês, e o Governador, para resolver a situação, vai ser forçado a tirar vocês de Macaíba, por falta de resultado, sem contar, que até um abaixo-assinado pode aparecer nas mãos dele. Até a velha história das mudanças das manobras da água privilegiada, poderá aparecer. Ou será que o próprio Governador está ciente e gostando dessa história toda? Vamos procurar saber. Quem avisa amigo é. Vamos trabalhar! Sem mais!
-
Postar um comentário