A Prefeitura de Macaíba, através de um jornal de Natal, que também tem um blog, publicaram nesse dia 03 de julho, um caderno com diversas matérias sobre Macaíba. Eram 8 páginas divulgando algumas "benfeitorias", embora que algumas delas, nem sequer foram inauguradas ou entregues para a população, mas a propaganda estava lá, linda e maravilhosa, cheia de fotos e pessoas sorridentes. Mostraram que Macaíba é a cidade do esporte, que é a cidade que vai crescer economicamente, que está vindo coisas boas por aí (só não sei quando), que Macaíba é a cidade da festa, dos eventos, e que aqui, tudo de bom acontece.
Muitas pessoas desavisadas, que moram fora de Macaíba, e recebe em mãos um jornal desse, vão ficar é com vontade de virem morar em Macaíba, tamanha foi a propaganda do médico. Para começo de história, o jornal no seu caderno especial, começa e termina mostrando uma obra que está apenas 10% pronta, que é o que eles chamam de "Vila Olímpica". É tanta exaltação nesse complexo, que é tão complexo, que há anos se arrasta, nunca fica pronto, sem falar da lonjura do lugar, que impossibilita muitos jovens carentes de irem lá, praticar suas atividades físicas. Mas é a cereja do bolo para eles. Falam direto dessa Vila. Lembrando que a Vila Olímpica é feita com VERBA FEDERAL.
Na segunda página, eles falam de calçamento de ruas, mas esqueceram de falar dos 20 milhões que eles querem tomar emprestado, de VERBA FEDERAL, apenas para calçar ruas da cidade, devendo deixar a cidade endividada, sendo que ela arrecada cerca de 13 milhões/mês. Falaram da UPA, que mesmo se arrastando, ainda funciona. Porém, só citaram o dinheiro que a Prefeitura injeta, e esqueceram que a UPA só funciona de fato, por causa da VERBA FEDERAL que Brasília manda todos os meses. A Prefeitura só complementa. Citaram os postos de saúde, mas esses nem valeu a pena ter falado, pois desse assunto, o povo conhece, onde se falta tudo, até médico. Falaram da iluminação do trecho Macaíba/Parnamirim da BR 304, apenas pegando carona em algo feito com VERBA FEDERAL. Na outra página, falaram que a Prefeitura reduz burocracias, para que haja crescimento econômico. Bom... há pouco tempo, uma grande empresa de material de construção, deixou de vir para Macaíba, por causa dos entraves burocráticos... assim fica difícil!
Falaram da pavimentação do Distrito Industrial, feita com VERBA ESTADUAL, do Governo do Estado. Mais outra vez, pegando carona no que os outros fazem... Na outra página, falaram sobre a renovação da mobília das escolas municipais, pagas com VERBA FEDERAL. Com relação a matéria do Festival de Quadrilhas juninas, vale ressaltar que nos anos anteriores, isso nunca existiu em Macaíba. Falaram do MacaíbaPrev, mas esqueceram que a Prefeitura por não ter feito AINDA o concurso, acaba arcando, completando a parte que os contribuintes concursados poderiam estar contribuindo, se já tivesse tido o concurso. A Prefeitura cheia de cargos comissionados, como podem contribuir para o regime de previdência próprio? O INSS ganha, e o MacaíbaPrev perde, e a Prefeitura é obrigada a compensar as perdas, e no geral, os macaibenses é quem perdem, pois esse dinheiro está imobilizado, sem ter nenhum retorno significativo para todos os munícipes.
Destinaram uma lauda para falar bem da Secretaria Municipal de Agricultura. Não vou perder meu tempo aqui, comentando sobre uma Secretaria sem rumo, sem perspectiva, que só faz o "feijão com arroz", ou seja, o secretário Maia é uma pessoa sem visão estratégica, dentro do posto que ele ocupa. Adiante, falaram que Macaíba poderá ser a capital do esporte. Porém, esqueceram de falar que todo atleta quando busca um patrocínio, não se vale da Lei do Bolsa Atleta que existe, mas não funciona, antes, os atletas vão na Câmara Municipal pedir aos muitos rogos, que cada edil contribua com aquilo que puder. Como essa cidade se credenciará para ser a "Capital do Esporte", se nem aqueles que já são atletas prontos, ela valoriza, cuida e patrocina??? MUITO DIFÍCIL!
Falaram da Maternidade de Macaíba, e seus 10 leitos de UTI que foram PROMETIDOS. Não vou comentar, pois não acredito muito em promessa, tampouco em placas de governo, dizendo que isso ou aquilo será feito. Falaram sobre as mulheres que fizeram oficinas (cursos) no CRAS, onde eu considero esse projeto, uma iniciativa positiva na cidade. Parabéns aos envolvidos. Na outra página, fala da campanha do enfrentamento do trabalho infantil, que é importante, porém, vamos deixar de lado esses gibis (revista em quadrinhos) que foram distribuidos, e vamos solicitar que uma assistente social vá até a casa dessa criança, e procurem saber se existe comida na mesa daquela família, e qual o grau de vunerabilidade social existente, e fazer algo por eles.
Enfim... eu folheei as páginas do jornal, procurei por algo que me inspirasse a não escrever palavras críticas, porém, só vi o povo fazendo propagandas de algo feito com verbas federais e estaduais, sendo que, com as verbas do nosso município, se fez o quê??? E as obras paradas? E os projetos que ficaram na promessa? Enquanto se faz um caderno jornalístico, cheio de fotos e de bons elogios à gestão municipal, que tal esse mesmo jornal, questionar (que eu acho muito difícil) à gestão municipal, o porquê desses descasos que serão mostrados abaixo, se acumularem por tantos anos em nossa cidade??? Conversa mole e conversa fiada, se ouve muito nessa cidade. Fatos concretos e resultados positivos, aqui se mostra pouco. Enquanto isso, nas fotos, o povo de lá, é uma felicidade só, enquanto a cidade é entregue às baratas! O que vocês do jornal, que distribuíram-o pela cidade, igual se coloca milho pra burro, acham dessas fotos abaixo? Vamos se atualizar, pois essas fotos são apenas uma pequena amostra dos descasos.
-
CRECHE PRÓ-INFÂNCIA DO CAMPO DAS MANGUEIRAS = ESQUECIDA
-
TERRENO QUE DEVERIA ESTAR CONTRUÍDA, A PRAÇA DA JUVENTUDE
-
TERRENO QUE HOJE DEVERIA DER A ZPE - MACAÍBA
-
LOCAL DE QUE DEVERIA SER O CENTRO DE IMAGEM E DIAGNÓSTICO
-
ESCOLAS SUCATEADAS
-
A primeira imagem, a qual mostra uma cratera numa rua, fica na Rua Coronel Maurício Freire (rua do Pernambuquinho), a qual é afligida diariamente com todo tipo de abandono, por parte da gestão municipal. Vale destacar que muitas ruas em Macaíba se encontram esburacadas, às escuras, outras, com montes de lixo. O que eles expuseram no jornal, é mais do que obrigação. Porém, com uma arrecadação em cerca de 13 milhões por mês, e vendo que a cidade se arrasta para um precipício, fica difícil saber que existe o dinheiro entrando na cidade, e ficar olhando o que tem para ser feito, e saber que o gestor não faz, muitas vezes, porque não quer mesmo! Sem mais!
-
Colunista do Diário de Macaíba
Postar um comentário