O Ministério Público Eleitoral, através da Procuradora da República, Cibele Benevides da Fonseca, instaurou uma Notícia de Fato no dia 07 de setembro, visando investigar condutas vedadas aos agentes públicos, pela Lei Eleitoral, que é o uso indiscriminado da máquina pública. A denúncia conta que, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado (SESAP), teria criado o Projeto "Fôlego Novo", cuja destinação, é a realização de cirurgias de forma itinerante em várias cidades do RN. A equipe médica vai até aquela cidade, onde possivelmente já existe o apoio eleitoral do prefeito, ao projeto de reeleição do Governador Robinson Faria, e lá executa diversos tipos de cirurgias.
O que está sendo investigado, é se essas cirurgias está atendendo pacientes que já estão inseridos numa fila, ou, se estão atendendo pacientes dos apadrinhamentos eleitoreiros... O projeto "Fôlego Novo", foi criado de forma informal, sem orçamento previsto, em pleno ano eleitoral e de forma totalmente precária. Inclusive esse projeto não existe nem em documentos! Já pensou!?
Esse projeto, pelo que sabemos, já realizou pelo menos 30 cirurgias em Macaíba, e elas são realizadas, na Maternidade de Macaíba, que não tem estrutura adequada para a realização de cirurgias eletivas, muito menos de catarata! Lá é uma maternidade. Certo dia, eu, Mário Henrique, fui com a minha vó que é diabética, que tem mais de 80 anos, na citada maternidade. Chegando lá, fui procurar uma pessoa da equipe de saúde que pudesse dar uma injeção de insulina na minha vó, e eu já trazia todo o material, inclusive a insulina estava numa caixinha de isopor. A assistente social negou o atendimento, dizendo que a UPA era o local de se aplicar aquela injeção. Agora, vejo que a Maternidade de Macaíba, para uso eleitoral, eles fazem até cirurgias! Mas, uma injeção de insulina, eles não quiseram aplicar!
Vale recordar que, a odontóloga Ederlinda Dias, a qual é concunhada do prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, já foi Subsecretária de Saúde do Estado (SESAP), e deixou o cargo há poucos dias, para poder disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do RN. O prefeito de Macaíba, que é médico, Fernando Cunha, e a dentista Ederlinda, a qual é casada com Sérgio Cunha, irmão do prefeito, tem uma ligação muito próxima com o governador Robinson Faria, há anos! Inclusive, o prefeito Fernando Cunha está super empenhado na reeleição de Robinson Faria e na eleição da odontóloga Ederlinda, sua concunhada...
Robinson Faria, mesmo fazendo uma péssima gestão e pouco investindo em Macaíba, mesmo assim, o grupo dos cunhas não quebram o laço de amizade, que vai além do âmbito eleitoral. Pelo que sabemos, de convívio próprio na cidade de Macaíba, é que as coisas por aqui, só funcionam mesmo, na base do apadrinhamento. Sendo apadrinhado, eles mandam buscar até "disco voador". Se tiver ligação com político, ou liderança da base do prefeito de Macaíba, se consegue tudo nessa cidade! Mas, esse tipo de conduta, está com os dias contados! Vamos pra frente!
-
Colunista do Diário de Macaíba
Postar um comentário