O Diário de Macaíba, foi procurado pelo senhor José de Deus dos Santos, aposentado, deficiente físico e morador do Residencial Campinas, bairro Vilar, Macaíba/RN. O drama e o desespero do sr. José de Deus, começa quando a sua esposa (já falecida), dona Maria de Fátima Silva Santos (58 anos), portadora de doenças do coração e outras doenças também, resolve precisar realizar uma nova cirurgia para  a troca da válvula no seu coração. A cirurgia da troca da válvula, ocorre quando uma das quatro válvulas do coração, apresenta insulficiência. As quatro válvulas do coração, se dividem em duas categorias: duas que dão entrada do sangue para dentro do coração e duas que dão a saída desse sangue, através do ar do pulmão. Quando uma dessas válvulas apresenta problema, o coração pode crescer, pode aparecer inchaços pelo corpo, a pessoa pode apresentar cansasos, líquidos podem entrar no pulmão, provocando pneumonia, e quando já está agravado o problema, o infarto pode acontecer.

Sr. José de Deus segurando o atestado de óbito de sua esposa

    A esposa do sr. José de Deus, dona Fátima, juntamente com ele, já vinham lutando bastante, desde o ano passado (2015), para realizar exames, comprar remédios, para tentar proporcionar uma qualidade de vida melhor para ela e sua família, pois ela, na condição de mãe de família, com seus afazeres e responsabilidades, com a doença no coração, impossibilitada ficava, para realizar afazeres, devido seu cansaço. Eles se apertaram financeiramente, fez-se um empréstimo na época, mas pagaram exames e compraram remédios, na tentativa de apressar a corrida pela demorada cirurgia e urgente ao mesmo tempo. Dona Fátima apresentou um princípio de AVC, e um princípio de pneumonia, justamente por conta do coração. A válvula do coração precisava ser trocada urgentemente, e o tempo era cruel. Foram gastos mais de 2 mil reais com exames e mais de 3 mil reais com remédios no tratamento. 

Dia 20/11/15: exames são solicitados

      Depois dos exames feitos, relata o sr. José de Deus, chegou a vez de dar entrada na cirurgia, na Secretaria de Saúde de Macaíba. Em janeiro de 2016, foi dada essa entrada. O quadro de saúde de dona Fátima já estava se agravando mais e mais, e a demora da Secretaria de Saúde de Macaíba, para liberar a cirurgia, parecia ser eterna, e apenas ajudava a piorar a situação de dona Fátima e de sua família já ansiosa e preocupada. No dia 13 de junho de 2016, dona Fátima faleceu, vítima da doença na qual ela vinha lutando e não conseguiu vencer. Ela morreu por insulficiência cardíaca com parada cardiorespiratória. Segundo o sr. José de Deus, em setembro (2016), o seu telefone tocou, era da Secretária de Saúde de Macaíba, informando que a cirúrgia da sua esposa, já falecida, já estava liberada. O sr. José de Deus, muito indignado, com o descaso que a saúde pública em nosso município vem passando, resolveu fazer essa denúncia e desabafo.

Atestado de óbito de dona Fátima

     O sr. José de Deus perdeu a sua esposa, companheira sua há 39 anos. Dona Fátima faleceu, aos 58 anos de idade, vítima do descaso da saúde em nosso município. Ela deixou 3 filhos (2 homens e 1 mulher) e 10 netos, e um marido que muito lutou para que ela não viesse a morrer. Dona Fátima era uma mulher guerreira, muito amada pelo marido, filhos e netos. A dor da família é irreparável. O sr. José de Deus, atualmente, triste, desconsolado e revoltado, procura retomar a sua vida, onde a certeza do desamparo da atual gestão municipal, tem trazido muitos males à sua vida e a sua família.
-

Mário Henrique
Editor do Diário de Macaíba





Postar um comentário

 
Top