Nós mulheres, sempre estivemos na luta por nossos ideais e por nosso espaço na construção da cidadania. O direito de votar, de escolher nossos representantes, não foi algo tão fácil, como muitas pessoas pensam. Durante muito tempo, e há muitos anos atrás, o voto era permitido somente aos homens. Depois, em 1932, o voto foi permitido às mulheres casadas, somente com autorização do marido, e às mulheres viúvas e solteiras, mediante comprovação de renda. Já em 1946, a obrigação do voto foi estendida à ambos sexos.



   O Estado do Rio Grande do Norte, foi o primeiro Estado brasileiro, a conceder o direito de votar às mulheres. Tivemos a primeira prefeita da América Latina, em Lages do Cabugi, por nome de Alzira Soriano. Tivemos a primeira eleitora do Brasil, em Mossoró, por nome de Celina Guimarães, em 1927. Em Macaíba, a primeira mulher a exercer o direito de eleitora, foi a sra. Maria Terceira Dantas, com muita festa e grande comitiva de autoridades de Macaíba e do Estado do RN.

    Vivemos novos tempos em Macaíba. Três prefeitas, já se consagraram positivamente em nossa cidade. São elas: Mônica Dantas, Odiléia Mesquita e Marília Dias. A participação da mulher nas decisões, nas lutas, nas eleições e na sociedade, tem dado a política, um tempero especial, que só as mulheres tem. Em Macaíba, temos 6 (seis) mulheres (vereadoras) na Câmara de Vereadores. Nós mulheres, não sabemos que projetos nossas representantes fizeram por nós mulheres em Macaíba. No quadro eleitoral, somos a maioria entre todos os votantes. Sendo maioria, é nosso dever exigir ações e projetos voltados para às mulheres. Muitas mulheres, atualmente, se candidataram à uma cadeira na Câmara Municipal. Gostaríamos de saber, quais delas, realmente, tem projetos que atendam à necessidade de todas as cidadãs de Macaíba. Nosso voto é importante, nosso direito também!
*************************************************

Luana Souza
Em opinião feminina sobre a política





Postar um comentário

 
Top