O Diário de Macaíba, esteve na manhã de hoje, nos Guarapes, conferindo, o que será, uma grande e importante obra de tratamento de esgotos e efluentes (esgotos industriais), conhecida como Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). A ETE Jundiaí/Guarapes, contará com recursos federais/estaduais de quase 98 milhões de reais, com prazo inicial de obras em 07/07/2016 e prazo final em 07/07/2018. 


    A ETE Jundiaí/Guarapes, receberá e tratará esgotos e efluentes vindos das regiões oeste e sul de Natal e de parte de Parnamirim. 45% da população de Natal, será beneficiada com o projeto, cerca de 400 mil pessoas. Os técnicos da Caern, garantem, que a água do esgoto, tratada pela ETE e que será lançada no Rio Jundiaí/Guarapes/Potengi, é uma água com "pureza" superior a dos rios. Projetos como esse que contribuem para que a cidade de Natal, tenha um saneamento de qualidade, realmente, ainda não é visto com bons olhos por pequena parte da população. O projeto da ETE é limpo, é organizado, e traz resultados bastante significativos ao meio ambiente e a saneamento básico/avançado. Todo processo realizado dentro das ETE's, são processos de separação dos resíduos sólidos (plásticos, lixos), até resíduos microscópicos, como bactérias nocivas ao meio ambiente.

Futura Estação de Tratamento Jundiaí/Guarapes

    Em Macaíba, vivemos uma realidade bastante diferente de Natal. Enquanto em Natal, centenas de milhões de reais são investidos em saneamento básico, em Estações de Tratamento de Esgotos modernas e avançadas, que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuindo doenças e afins, embora algumas pessoas não entendam o seu significado ainda, é visível que Natal avança para o futuro. 

    Em Macaíba, em muito bairros, vivemos ainda no tempo dos esgotos de rua, que é considerado CRIME AMBIENTAL, pela Lei do Saneamento. É também crime ambiental, fazer ligações de esgotos residenciais direto na rede coletora de águas da chuva, pois essas redes coletoras, vão direto para o rio, no nosso caso, o Rio Jundiaí. Em Macaíba ainda existem muitos esgotos irregulares que são depositados diretos no Rio Jundiaí. Uma ETE como a dos Guarapes, resolveria o problema do esgoto de Macaíba. 

    Enquanto essa ETE, NÃO É REALIDADE EM NOSSO MUNICÍPIO, PARA DESPOLUIR NOSSO RIO JUNDIAÍ, vamos continuar, alguns vivendo DENTRO da lei, com as suas fossas residenciais, recebendo os seus esgotos ou as lagoas de captação, como vemos, no Residencial Campinas. Jogar esgoto ou dejetos na rua é crime. Esperamos que a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Macaíba, formule um projeto voltado para a construção de uma ETE, e o apresente ao Governo do Estado e ao Governo Federal. Nossa cidade tem um rio, que já foi nossa glória. Hoje, esse rio é desprezado, mediante os esgotos e pelo descaso municipal. Falta planejamento e projetos nessa área, que a cidade não tem e o meio ambiente precisa.
-
Confira mais informações em: https://youtu.be/f61JxBM8wrY
-
Fonte: site da Caern

Mário Henrique
Editor do Diário de Macaíba







Postar um comentário

 
Top