As eleições em Macaíba, ocorreu de forma tranquila e sossegada. Nenhuma das pesquisas divulgadas, apresentaram números realistas diante do que as urnas mostraram. O resultado obtido nas urnas pelo prefeito reeleito, foi de 18.873 votos, correspondendo a 48,96% dos eleitores. Marília Dias (PMDB), conquistou 16.928 votos, correspondendo a 43,91% dos eleitores e Kátia Sena (PRP), obteve 2.749 votos, correspondendo a 7,13% dos eleitores que votaram. Todos os que votaram para prefeito foram 38.550 eleitores.

Reprodução app "Resultados" TSE

Fazendo uma análise completa sobre o perfil dos eleitores que votaram em Macaíba, podemos afirmar que, a maioria dos eleitores, votaram no grupo da oposição. Se formos somar o resultado de Marília Dias (16.928 votos), com o resultado de Kátia Sena (2.749 votos) podemos concluir que, 19.677 eleitores, votaram contra o prefeito, dando uma diferença de 804 votos, em relação aos 18.873 votos obtidos pelo prefeito. Kátia Sena (PRP), com seus 2.749 votos, deixou de ser a vereadora mais votada de Macaíba. Pena que ela escolheu outro caminho. Faltou união na composição da oposição. Uma vereadora resolveu se candidatar apenas para metralhar o grupo da outra candidata. No futebol, só se ataca quem está com a bola. Aqui em Macaíba, só se atacou quem estava sem a "bola". De qualquer forma, ela favoreceu e muito a vitória do prefeito. Como podemos ver na imagem abaixo, muitos eleitores não foram votar, isto é, 6.371 eleitores. Os votos brancos e nulos, representaram 3.907 votos. Macaíba perdeu muito sem esses votos.

Reprodução App "Resultados" TSE

Fazendo uma análise do comportamento do eleitor nas eleições de Macaíba, podemos concluir que, a grande maioria do eleitorado, não se sente representado pelo atual prefeito. Ele ganhou sim, com uma pequena maioria de 1.945 votos, porém, a grande maioria, disse NÃO ao prefeito Fernando Cunha. Como é que uma pessoa, sendo um prefeito de uma cidade como Macaíba, com 12 anos à frente de uma prefeitura, não consegue ter o seu povo na mão, tipo, não consegue ser amado pelo povo, ser o líder, ao ponto de obter expressiva maioria de votos? Carlos Eduardo em Natal, é amado e admirado pela grande maioria dos eleitores natalenses. Em Macaíba, o prefeito Fernando Cunha, nunca obteve uma maioria significativa de votos, como ele sonhava e dizia nos quatro cantos de Macaíba, que seria 10 mil votos de diferença. Prefeito, para o senhor obter essa maioria, precisará trabalhar muito pela cidade e tirar ela do atraso que o senhor mesmo a colocou. 10 mil votos de maioria é para quem trabalha e dá resultados!

É importante lembrar ao povo de Macaíba, que 4 anos não é 4 dias. Todos os problemas apontados por esse Diário e pelos outros blogs, e até mesmo pelo próprio povo de nossa cidade, não deixarão de existir. O governo Cunha, já provou para os macaibenses, que não tem interesse em desenvolver a cidade. Os projetos essenciais para a cidade, sequer saíram do papel. A turma de vereadores do prefeito, praticamente voltaram TODOS! A renovação tão solicitada e sonhada, realmente, não aconteceu! Nosso povo precisa sofrer mais! Segue abaixo o comportamento de parte do eleitor nos próximos 4 anos, como disse um vereador conhecido nosso:
-

Sem mais para o momento. Agradeço a sua leitura e apreço por nossas publicações. 

Mário Henrique
Editor do Diário de Macaíba



Postar um comentário

  1. Você fez um excelente diagnóstico, com clareza e precisão.
    Complemento dizendo: Macaíba terá o prefeito que ela escolheu.

    ResponderExcluir
  2. Você fez um excelente diagnóstico, com clareza e precisão.
    Complemento dizendo: Macaíba terá o prefeito que ela escolheu.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigo pela leitura política, eu mesmo fiz um comentário no face de kátia senna sugerindo a ela uma possível aliança com marília dias. E ainda a adverti q ela estava dando ( um tiro no próprio pé) com uma candidatura a oposição ao prefeito..

    ResponderExcluir
  4. Para ganhar eleição não precisa ser amado, como também para perder seja preciso ser odiado. A maioria nos votos para oposição a atual gestão não é exclusividade da cidade de Macaíba, e sim o reflexo de um Brasil que busca mudança. Ao meu ver, este, talvez não seja um argumento representativo da eleição. Ganha-se pela maioria dos votos, seja por 1 ou 1 milhão. Os candidatos devem buscar representar o que acham correto. A ex-vereadora Katia Sena buscou isso. Não é porque é oposição que se deve arranjar um jeito de tirar a todo custo a gestão que se segue, é com novas idéias, projetos, coragem. Dizer que se atacou "somente quem estava sem a bola" é tentar arranjar um culpado para a derrota. Então seria correto da parte da candidata Katia "bater" somente no prefeito? Eu acho que não. Os eleitores que apoiaram Katia Sena não são os de Marília nem os de Fernando. #MelhorSorteAosMacaibenses

    ResponderExcluir

 
Top