Se você, amigo(a) leitor(a)/eleitor(a), acha que o assunto "política", é apenas para ser falado no período eleitoral, de dois em dois anos, ou, de quatro em quatro anos, peço que reveja seus conceitos e saiba, que política se faz e deve ser falado todos os dias e em todas as horas, afinal, seu voto e o meu, valem por quatro anos. Se vale por quatro anos, isso mostra que, como cidadãos, devemos participar da política em nosso município, não necessariamente sendo um candidato, mas, como cidadão, que cobra, que exige, que quer fazer valer seus direitos. Não devemos abandonar a política do nosso município, e entregá-la de olhos fechados, para que um grupo governe, sem que haja acompanhamento.

No dia 07 desse mês, foi publicada uma matéria nesse blog, falando sobre os ANALFABETOS FUNCIONAIS. Não sei se o senhor ou a senhora leu, porém, convido-o para lê-la. Nessa matéria, nós falamos que uma pessoa analfabeta funcional, é aquela pessoa que lê as coisas, mas não entende. Veja bem, essa pessoa sabe ler, estudou ou continua estudando, porém, essa pessoa pode ser facilmente enganada, por propagandas, por ideias, por mentiras, por promessas não cumpridas e que novamente vieram querendo enganar, e enganaram de novo. Enfim, um analfabeto funcional, é uma pessoa que não faz uma interpretação da leitura de um livro, e também, da leitura da sua cidade, do seu bairro, da sua rua. Todos sabemos que, quando um cidadão não participa da vida política da sua cidade, cobrando, exigindo e apontando os problemas e suas soluções, e vendo se os recursos foram ou não empregados durante os quatro anos, ou então, acompanhando os blogs da cidade que falam sobre as políticas públicas, facilmente esse cidadão cairá no "canto da sereia", ou, no "canto do sereio".



Amigo e amiga macaibense, se possível, durante esses próximos quatro anos, faça muitas leituras da sua cidade. Veja como está a prefeitura, veja como estão os serviços, as obras, se foram concluídas, se houve desvios, se houve roubos. Veja se a Câmara tem funcionado corretamente, pois a função do vereador é criar leis, fiscalizar e denunciar, entre outras ações. Quando um cidadão não "lê a sua cidade", não acompanha durante os quatro anos, quando chega no período eleitoral, ele pode ser levado facilmente pela emoção do momento, por conversas bonitas e rostos sorridentes, e até pelo dinheiro. 

Amigo eleitor, a leitura que eu faço atualmente, é que nossa cidade ficou parada durante quatro anos. Nada avançou por aqui. A Câmara não funcionou, nada produziram. A Prefeitura por sua vez, investiu em muitas propagandas, em obras pequenas, outras não terminadas, e em projetos sem consistência, e é pouco, diante dos quase 15 milhões que ela arrecada por mês. Faça suas leituras caro leitor, durante esses próximos quatro anos. Não caia na bobeira da conversa bonita, da propaganda bonita, do rosto sorridente e da compra do voto. Você vale mais! Não seja um analfabeto funcional na mão dos políticos! Faça as suas leituras e tome as suas próprias conclusões e opiniões. Sua família e a sua cidade agradecem! Muito obrigado pela sua leitura!
-
Mário Henrique
Editor do Diário de Macaíba



Postar um comentário

 
Top