Quase todo proprietário de banca na feira ou camelô em Macaíba, já foi um funcionário em alguma empresa. Eles aprenderam a gerir e administrar uma empresa, outros, na prática, aprendem. Alguns pensam que é fácil manter um negócio. Na verdade, dá muito trabalho lidar com um negócio próprio. Faça sol ou faça chuva a pessoa tem que ir! Uns, perderam o emprego, outros pediram as contas, e investiram na banca. Alguns, realmente, não querem trabalhar para seu ninguém, e optaram por iniciar um negócio próprio. Quero falar para todos os que estão lendo essa matéria, que iniciar um negócio próprio, não é tarefa para todo mundo. Todos os profissionais que trabalham pelas calçadas de nossa cidade, desejam seu espaço no comércio, desejam conquistar o pão e as condições necessárias para garantir suas contas honradas. Os comerciantes dos prédios reclamam, alguns pedestres também, mas, se tirarem de vez, e não tiverem local para irem, o que irão fazer? Roubar? É isso que o prefeito quer?

Se as pessoas que fazem coisas erradas em Macaíba, resolvessem iniciar seu próprio negócio, honesto, nem que seja vendendo dindim nas praias, vendendo algo na feira, ou, de porta-em-porta, certamente, o índice de criminalidade cairia bastante por aqui. Ser um empreendedor em um ano de crise não é fácil. A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, deveria montar estratégias que beneficiassem esses profissionais. Deveria existir cursos de qualificação para os que já estão trabalhando nas ruas, ensinando e capacitando, mostrando as maneiras de como gerir o próprio negócio. Para os que desejam iniciar, incentivar cursos que ensinem a fazer algo que possa gerar renda e resultados para eles e para o município.

Sabemos que os espaços nas calçadas do centro de Macaíba são bastante concorridos pelos pedestres e pelos pequenos comerciantes, e em alguns pontos, comprometem um pouco a circulação dos pedestres. Falta apenas organização ou um lugar melhor para eles. A Prefeitura de Macaíba, ao invés de mostrar uma solução, através de um projeto que acolha todos de maneira sustentável e igualitária, num espaço físico e no centro de Macaíba, onde se possa receber os clientes, eles não fazem. Um prazo de 48 horas foi dada para a retirada deles, e, pelo que contam, parece que voltaram atrás... O que fizeram, na realidade, foi impor a retirada dos camelôs dos seus lugares, sem nem mostrar uma solução!

O prefeito, ao invés de contribuir para o crescimento do povo da cidade, quer tirar do povo, o pouco do que ainda lhes resta. Já não basta o prefeito de Macaíba empregar um monte de gente de Natal na Prefeitura, ainda querer tirar do povo, o pouco de fôlego que ainda lhes resta? Prefeito! Esse povo que o senhor tanto desmerece, pode virar as costas para o senhor e seus amigos! Faça política para o povo, senhor prefeito! Pelo jeito, nem precisa começar o quarto mandato, pois o princípio das dores no lombo dos macaibenses, é chegado! Respondendo a pergunta da matéria: Sim! Os camelôs são uma solução sim, para diminuir, o índice de desempregados em nossa cidade! O Diário de Macaíba apóia a livre iniciativa! Parabéns!!!
-
Foto: Site aloshoppingmg
-
Mário Henrique
Redator do Diário de Macaíba



Postar um comentário

 
Top