Na manhã de hoje (7), estive visitando o Centro das Artes e do Esporte Unificado Moacy Cirne (CEU), que fica localizado no bairro Lagoa Azul, Loteamento Nordelândia, Natal - RN.


O CEU reúne muitos atrativos em um só lugar, como: quadra coberta, telecentro, teatro/auditório, biblioteca, cursos profissionalizantes, oficinas de arte, pista de skate, playground, mesas com cadeiras para interação familiar, entre outros atrativos. O CEU também conta com uma unidade do CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) em suas instalações, para dar total atenção às famílias em estado de vulnerabilidade. "Um dos grandes problemas para os jovens brasileiros é a ausência de espaços públicos onde eles possam praticar atividades esportivas e ligadas a expressões de gêneros culturais como dança, música, artes cênicas e pintura. O crescimento desordenado das cidades gerou essa lacuna. A Prefeitura de Natal trabalha para preenchê-la ao inaugurar nesta quarta-feira (23)* o Centro das Artes e do Esporte Unificado (CEU) Moacy Cirne, em Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul, Zona Norte da capital potiguar." (ASSECOM Pref. de Natal) *matéria de 2015

Teatro/Auditório

Playground/Pista de Skate

Esse tem sido um dos principais problemas enfretados pela juventude macaibense: a falta de investimentos pelo poder público em espaços como esse. O Ministério do Esporte investiu 1,8 milhão de reais para construir esse espaço. A Prefeitura de Natal, por sua vez, entrou com 100 mil reais, que foi justamente a construção dos acessos e do gradil que circunda o prédio. Eu mesmo entrei no espaço, vi muitos jovens jogando bola, crianças brincando, mães e pais participando desse ambiente acolhedor. O Loteamento Nordelândia é um lugar parecido com a Morada da Fé, Campo das Mangueiras, Campinas, Vilar, onde existe muitos jovens. 

Entrada do CEU e vista lateral da quadra

Com o dinheiro investido na Vila Olímpica, o prefeito de Macaíba poderia ter feito vários espaços como esse pelos bairros mais carentes de Macaíba. Os jovens dos bairros mais carentes de nossa cidade, esperam ansiosos em soluções criativas e dinâmicas como essa. O CEU de Natal é aberto diariamente das 8:00h às 21:00h. Certamente, os frutos que serão colhidos em projetos como esse serão de grande valia para a sociedade macaibense. E a Prefeitura de Natal ainda acrescenta: "Carlos Eduardo projeta ainda uma guinada de desenvolvimento para a população local, uma vez que as oficinas programadas para o CEU ajudarão a despertar o talento dos jovens, ampliando seus horizontes e evitando que eles escolham caminhos errados na vida. O Telecentro que funcionará no equipamento também contribuirá para a transformação da região, através do trabalho de inclusão digital." (ASSECOM Pref. de Natal)

Esperamos que soluções como essa, possam chegar em Macaíba nos próximos anos. Porém, nem a Praça da Juventude do Alfredo Mesquita, obra essa, financiada em parte pelo Ministério do Esporte, sequer saiu do papel. O que existe de ruim nessa cidade que nada vai para frente? Os jovens de Macaíba tem solução. Basta apenas que exista investimentos para eles.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba






Postar um comentário

 
Top