Durante todo o dia de hoje, a oposição saiu da toca e a conversa era uma só: a preocupação com a licitação do transporte escolar de Macaíba que, pela quantidade do serviço prestado, justifica-se o valor pago pela efetiva prestação do serviço.

É interessante frisar que, a atual gestão de Macaíba, preza pela transparência e pelo cuidado com o que é público, tanto é verdade que, semana passada, eu (Mário Henrique) estive visitando a Casa da Merenda com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Lá eles abriram as freezers, conferiram os estoques, fizeram perguntas e todas foram respondidas. Isso é fiscalização.

Da mesma forma como existe o Conselho de Alimentação Escolar que fiscaliza a merenda escolar, também existe a Câmara do FUNDEB em Macaíba, que é o conselho que fiscaliza os recursos do transporte escolar e outros. São eles que aprovam ou reprovam a prestação de contas do PNATE (Programa Nacional do Transporte Escolar).

Macaíba hoje tem um Setor de Transporte muito organizado, mas, só pode ter organização, se tiver licitação de transporte escolar que possa atender os alunos no seu tempo, ou seja, a licitação precisa ser feita antes das aulas começarem, e isso se chama planejamento. Sabe qual foi o maior desafio da Educação? Planejar e executar suas ações, sem saber quando as aulas voltariam. Mas eles estão conseguindo.

A atual gestão presta contas dos recursos aos conselhos municipais e também ao cidadão, através do Portal da Transparência. Se a preocupação deles é se o prefeito vai  esconder informações como outros fizeram, podem ficar tranquilos: se for gasto 10, 50, 100 reais ou seja lá o valor que for, tudo será devidamente prestado contas e acompanhado de perto pelo Conselho do FUNDEB e pelo cidadão desta cidade, através do Portal da Transparência. Digo isso sem medo de errar.

-

Jornalista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

  1. Sou Gestor da EE ARCELINA FERNANDES, já enviei memorandos e ofício solicitando informação sobre a prestação do serviço para os alunos da rede estadual, que passou a ser responsabilidade do município a partir da adesão ao PETERN e até então não tive retorno. Não vejo organização alguma, o que vejo é uma falta de respeito com os alunos e os gestores das escolas.

    ResponderExcluir
  2. Eita que fulegarem, volta logo esse ônibus pelo o amor de deus, não aguento mais vim do cu de Macaíba até a escola a pé todo dia ir e voltar.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo organização nenhuma! Já que o retorno dos alunos as aulas presenciais foi algo organizado, faltou a organização antecipada da licitação porque a muito o Estado vem se pronunciando a cerca do retorno dessas aulas. Espero que os estudantes de Macaíba se lembrem desse fato quando chegarem as próximas eleições!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou mãe de aluno ontem mesmo meu filho vomito para casa porque o onibus não passeou

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma vergonha e falta de respeito para com os alunos que por necessitarem do serviço, ficam nessa humilhação...tenham vergonha e resolvam o problema...

    ResponderExcluir
  6. Aproveitem e compartilhem também em suas redes socias...não podemos aceitar esse descaso,não estamos pedindo favor e um Direito nosso...

    ResponderExcluir
  7. Desorganização da gestão municipal. Se estivesse certa se pronunciaria, mas o responsável pelo transporte se esconde, não dá satisfação e a gente na escola fica sem saber como orientar o aluno que todo dia liga perguntando pelo ônibus.

    ResponderExcluir
  8. Eu vou precisar e muito do transporte escolar. Minhas aulas voltam agora dia 30/08 e eu estou grávida, vou precisar muito do transporte pois não tenho condições de pagar carro ou moto todos os dias. Ajeitem isso o mais rápido possível, parem de mentiras!!

    ResponderExcluir
  9. Boy, se esse ônibus não vier vai ser quase impossível chegar na escola que é lá na casa de carai

    ResponderExcluir
  10. Muitos alunos da Rede Estadual de Ensino não estão conseguindo participar das aulas presenciais por falta de transporte escolar. Algumas rotas já foram iniciadas, mas ainda temos muitas que não foram atendidas. Foi enviada para o e-mail do setor de transporte municipal, por todos os gestores e gestoras das escolas estaduais, uma lista com os nomes dos alunos e seus respectivos endereços, para que a Secretaria organizasse as rotas. Infelizmente, ainda não estamos com o atendimento efetivo. Boa parte do nosso alunado continua sem transporte parabir até a escola. Aguardamos, enquanto gestores e gestores, uma solução. Nossos alunos têm esse direito.

    ResponderExcluir
  11. Nao sao todos os aulos da rede estadual que está tendo acesso ao ônibus o diretor da Escola arcelina foi ate bloquador por cobrar uma coisa que e Direito nosso!

    ResponderExcluir
  12. Meu nome e Wanderson dos Santos eu estudo na escola estadual Arcelina Fernandes e preciso muito do ônibus pra mim ir pra escola e sem o ônibus não tenho como ir enquanto ele não tiver passando não vou pôde ir até porque eu não vou saí da que do conjunto Manoel dia a pé pra escola.

    ResponderExcluir
  13. A Prefeitura solicitou desde o dia 26 de abril a publicação do convênio com o estado e só veio ser publicado dia 04 de agosto. Como a matéria mesmo fala, é necessário haver antecipação de licitação e de convênios para haver um serviço organizado. Serviço de transporte escolar é um serviço que requer planejamento para se ter uma execução bem feita. O transporte escolar está rodando e todas as rotas já foram encaminhadas à DIREC correspondente. Nada em cima de hora sai perfeito, principalmente no serviço público.

    ResponderExcluir

 
Top