A estória a seguir, nasceu do imaginário popular, sendo essa estória reproduzida aqui, como sendo uma lenda urbana. O texto a seguir narram estórias fictícias, que estão sendo adaptadas para roteiro noveleiro. Os fatos aqui narrados, não refletem à vida real, o que disso passar, é mera coincidência.
-
As 100 famílias mais corruptas de Macaíba...
-
"Conta-se nas mais diversas rodas de conversa pela cidade afora, que antigamente, nas terras de Coité, existiam 100 famílias nesse lugar, as quais, dentre as muitas, elas se destacavam mais. Essas famílias se destacavam mais, não pela inteligência e capacidade ou pelas pessoas brilhantes que na família existiam, e sim, pelas espertezas, pelas artimanhas, pelas falcatruas, e pela corrupção que essas famílias realizavam juntas. Nessas famílias, era muito comum que seus filhos se casassem entre membros dessas 100 famílias, afinal, tudo precisava ficar 'em casa'.

Muito tempo depois, apareceu um médico jovem, sonhador, que atendia bem as pessoas em seu consultório médico. As pessoas se derretiam com aquela pessoa doce, amável, as quais ele fazia questão de atender bem. As 100 famílias, viu naquele jovem médico, uma forma de se darem bem, pois nas antigas oligarquias existentes na cidade, o espaço não foi bem dividido entre todos eles, deixando alguns dessas famílias insatisfeitos. O médico amável, logo aceitou o convite daquela gente, e entusiasmado, foi à luta, junto com as 100 famílias manipuladoras. 

Depois de idas e vindas, o jovem médico, sagra-se campeão, e as 100 famílias pulam de alegria! A oportunidade era chegada! O fatiamento do bolo começava: todos receberam em partes iguais, e todos dessa vez, estavam satisfeitos. As 100 famílias por sua vez, firmaram um pacto, dizendo: Isso aqui pertence ao nosso sangue azul! Não devemos permitir que ninguém mais entre! Vamos inventar mentiras, calúnias, vamos perseguir, procurar falhas e processar na justiça, seja quem for! Ninguém pode atrapalhar nosso império, nossos planos! Vamos colocar o povo do nosso lado de uma forma sutil! Vamos fazer com que essa cidade se afunde cada vez mais! Se não dermos estudo, qualificação e trabalho para eles, o povo sempre comerá em nossas mãos, eles estarão sempre dependentes de nós! Vamos dar falsos privilégios àqueles que nos apoiaram! Se eles tem um exame para marcar, vamos fazer com que eles sejam atendidos rapidamente, para que aquele que não nos apoiou, e que espera há mais tempo, sinta-se desprestigiado, e seja forçado também, a comer em nossa mão! Esse povo não terá escolha! Afinal, estamos na máquina, e todos precisam dela! Vamos fazer com que todos se sujeitem a nós! Aqueles que não aceitarem nossas condições, serão humilhados e desprezados!

Depois de um certo tempo, veio uma crise das bravas! Sustentar as 100 famílias com todos os privilégios estava ficando caro. O dinheiro só estava dando para pagar todos em dia, e nada mais! O povo estava percebendo que aquele médico era uma verdadeira furada! Alguns, dentre o povo, começaram a se revoltarem com membros dessas 100 famílias, pois começaram a perceber, que a cidade estava indo de mal a pior. O mal também tinha chegado até eles. Notícias de mortes por falta de atendimento, não parava de chegar. O médico já não era o mesmo, tinha mudado, as 100 famílias estavam cada vez mais soberbas, orgulhosas, pois eles já estavam bem de vida, pois o tempo no império, deixou alguns deles milionários. O povo passou a ser pisado, maltratado, e os descasos só aumentavam. O estopim da bomba, foram os péssimos atendimentos médicos, que o povo procurava, mas nunca encontrava. O médico já não estava nem aí. Seu irmão, já tinha tomado as rédeas de tudo, e as 100 famílias, começaram a ver o império ruir. O desespero tomou conta, e a preocupação se tornou generalizada. A fonte estava secando, e defender o médico, antes idolatrado, era uma difícil missão! Muitas obras paradas, com os recursos que só Deus e o diabo sabem onde colocaram, e os promotores e procuradores na cola: muitos processos! Era o fim da picada!"
-
Amanhã, voltaremos com mais um capítulo da novela: "As 100 famílias mais corruptas de Macaíba". Não percam! Até amanhã!
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba

Postar um comentário

 
Top