A novela que envolve o transporte escolar, para que os jovens universitários de Macaíba, possam se deslocar até Natal com mais tranquilidade e praticidade, é uma história antiga. Todos sabemos que, qualquer prefeiturazinha do interior, com orçamento apertado, a qual tem que fazer cortes de despesas nisso e naquilo, nunca deixaram de transportar seus alunos universitários para a capital, por mais distante que fosse o trajeto, e por mais custoso que fosse manter essa despesa, esses estudantes, nunca tiveram seus sonhos impedidos, por conta da falta de transporte escolar para estudarem e serem o orgulho de suas famílias e sua cidade.

Aqui em Macaíba, a vida do estudante universitário é bastante complicada. O ônibus da Trampolim, geralmente não faz o percurso onde ficam as outras faculdades, fazendo com que os estudantes de Macaíba que estudam nelas, ter que ir no seu transporte próprio, ir de carona no carro de alguém, ou ir pagando dois coletivos, ou ter que ir de van alugada, para pagá-la de acordo com o combinado. Outros, porém, além de arcar a despesa com o transporte, ainda tem que pagar a mensalidade da faculdade. Então, tudo fica mais difícil ainda. Se a pessoa ganha um salário por mês, só dá para pagar as despesas relacionadas a faculdade e ponto final. 

Sabendo dessa dificuldade, o vereador à época Edvaldo Emídio, apresentou requerimento na Câmara, em 2013, solicitando o ônibus escolar para os estudantes universitários de Macaíba. Ele, inclusive, fazia parte da Comissão de Educação da Câmara, e juntamente com a vereadora Ismarleide, foram até a secretária de Educação à época, sra. Márcia Portela, para conversar com ela sobre essa possibilidade. A secretária alegou altos custos e que a Prefeitura não estava com condições de bancar esse projeto. 

O vereador Edvaldo Emídio, muito desanimado ficou, pois sabia que em sua casa, tinha um filho universitário, e sabia da luta dele, morando no interior, mesmo tendo condições, mas ele como pai e professor, sabia das dificuldades que um jovem do interior ou mesmo da zona urbana, tem para estudarem em Natal. O vereador Emídio Júnior, assumiu a luta do pai, em fazer com que esse projeto saia do papel, por justamente sentir na pele, quão difícil é, ser um estudante universitário, sem o apoio da Prefeitura de Macaíba, no tocante ao transporte. Esperamos que a Prefeitura de Macaíba seja solidária nessa questão, e ajude nossos jovens, que são o futuro da nossa cidade, a desenvolverem um intelecto saudável, e possam contribuir para o crescimento da nossa cidade. É isso.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top