Hoje, dia 22 de março, é comemorado em todo o planeta, o Dia Mundial das Águas. Nós que moramos na cidade de Macaíba, temos o privilégio de ter em nosso subsolo, um rico manancial de águas, que supre com sua doce água, toda uma cadeia produtiva, além de abastecer nossas casas. A água desse aquífero, é bastante comercializada pelas empresas de águas mineral. A água que bebemos da torneira, também é água mineral, pois o mesmo manancial abastece a CAERN, como também os poços de água mineral. 

Não é porquê temos um rico manancial de águas, que tudo está a mil maravilhas em nossa cidade. Em muitas localidades de Macaíba, falta água nas torneiras. Mesmo cavando poços em determinados lugares, a água é salobra, sendo imprópria para consumo humano. Isso significa que o manancial tem o seu território definido, não abrangendo toda Macaíba. Por isso que investimentos são necessários, para garantir o abastecimento de água regularmente nas residências. Por outro lado, temos muitas lagoas em Macaíba. Isso significa que muitos pais de família poderão delas tirar o seu sustento, através da pesca de subsistência. O homem do campo muito sofre sem irrigação em suas plantações. Depender apenas da chuva, é muito arriscado para muitos deles. Por isso, para todos eles, a água é um recurso indispensável para a vida no campo. 

A água doce é um bem precioso. De toda a água mundial, apenas 3% é água doce, e desse total de água doce, 11% está no Brasil. Em Macaíba temos muita água doce, mas todo cuidado é pouco na hora de consumi-la, pois ela pode faltar um dia.
-

Trazendo o assunto para nossos lares, alguns cuidados precisam ser observados, para que em nossas torneiras, a água não possa descer literalmente pelo ralo, sem que haja consumo de fato. Muitas vezes, uma torneira desregulada, uma caixa de descarga com seu mecanismo frouxo, um banho demorado demais, e outros desperdícios como lavar calçada, deixar a torneira aberta enquanto se barbea, deixar o chuveiro ligado enquanto se passa o sabonete no corpo, são casos de aumento de consumo, e por sua vez, aumenta consideravelmente a extração dessa água do manancial. E toda a água doce que é retirada da natureza, pode faltar um dia. Por isso que na imagem abaixo, faremos alguns alertas:
-
-
Vamos economizar água. A futura geração depende da nossa economia.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário 


Postar um comentário

 
Top