Um sonho antigo dos macaibenses, de se livrarem de vez dos altos custos das passagens de ônibus, que tanto atrasa essa cidade, pois torna caro o deslocamento para estudo e emprego, um dia vai se tornar realidade. A CBTU está com uma série de ações a serem concretizadas nos próximos anos. O projeto que está na vez, é a modernização da linha férrea atual, com a construção/reforma de alguns terminais, assim como algumas atualizações de trilhos. Depois de concluído o projeto de modernização da linha férrea, a próxima etapa será o projeto da linha roxa norte, que levará o VLT até o Aeroporto de São Gonçalo. Serão 9 km de ferrovia, que ligará a linha do VLT de Extermoz, ao Aeroporto de São Gonçalo. Atualmente, já foram destinados 6 milhões de reais para a elaboração do projeto executivo, o qual servirá de base para se buscar os recursos para tal obra, que está orçada em aproximadamente 250 milhões de reais.
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O segundo trecho da linha roxa, que sairá do Aeroporto de São Gonçalo, passando por Macaíba, e interligando com a linha férrea de Parnamirim, deverá demorar mais. Somente depois de concluída a linha férrea de São Gonçalo, é que se projetará a linha férrea de Macaíba à Parnamirim, saindo do Aeroporto, conectando finalmente, Ceará Mirim, Natal, São Gonçalo, Macaíba e Parnamirim, na mesma linha.  Por essa razão, que esse projeto é um sonho. Os macaibenses perdem muitos empregos em Natal, por causa da passagem de ônibus caríssima! É difícil um empresário de Natal, querer pagar as passagens de Macaíba, tendo funcionários de Natal, pagando bem menos em passagem de ônibus. Para um estudante que paga a faculdade e ainda pagar ônibus caro, aí complica também. Já aqueles que estudam na UFRN e não tem trabalho, pagar uma alta passagem, também é um sacrifício.

Os atuais VLT's (Veículo Leve sobre Trilhos), são novos, modernos, silenciosos, seguros, rápidos e tem ar condicionado. Uma viagem da Ribeira até Parnamirim, demora cerca de 40 minutos. Da Ribeira até Ceará Mirim, demora cerca de 1 hora e 20 minutos. Os VLT's são pontuais e não pegam trânsito. A passagem custa 50 centavos para qualquer trecho. Atualmente, são transportados cerca de 13 mil passageiros por dia. O VLT tem capacidade para transportar cerca de 600 passageiros. Porém, o sobe e desce é intenso em cada estação, subindo essa conta para muito mais do que os 600 passageiros. O sonho do VLT passando por Macaíba, é um sonho antigo. Com ele, certamente o desenvolvimento e a conexão de pessoas indo e voltando e parando em Macaíba, vindo das cidades circunvizinhas, aquecerá ainda mais a nossa economia, e permitirá que os cidadãos macaibenses, concorra a vagas de emprego, de maneira igual, com os demais cidadãos de Natal, afinal, o VLT propiciará, um menor custo de deslocamento. Para os estudantes será ótimo! Que esse sonho se torne realidade um dia!
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Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba

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