Um seminário bastante proveitoso, foi realizado na manhã de hoje (18), no Arco-Íris Recepções, no centro de Macaíba, onde foi debatido vários pontos sobre as finanças do nosso município, com o apoio e realização do SINTE (Sindicato dos Trabalhadores da Educação) e do ILAESE (Instituto Latino-Americano de Estudos Sociais e Econômicos). Ficou claro para todos os presentes que, a máquina pública macaibense, é muito mal administrada, muito mal gerida, embora tenha recursos de dá inveja a muitas prefeituras. Até parece que nessa Prefeitura só existe "amadores", quando o tema é o trato com o dinheiro público e o desenvolvimento da cidade. Foi demonstrado através de números, que a gestão tem dado pouca atenção a saúde e a educação, além das outras áreas também. Também foi falado que a dívida do município muito cresceu em 2015, e que isso representava mais dinheiro para contratos e empresários. Vejamos os números:
-
Entre 2011 e 2016 a arrecadação do município CRESCEU 69,5%
-
Em 2011 a receita era de quase 98,5 milhões e em 2016 essa receita era de quase 167 milhões!
-
Gastos com pessoal está abaixo da Lei de Responsabilidade Fiscal, o qual o limite é de 54% da receita, sendo que, em 2016, os gastos com pessoal foi de 50,91% da receita do município, bem abaixo do limite.
-
A dívida do município cresceu 355% em 4 anos!
-
Quase 30 milhões de reais foram gastos com serviços TERCEIRIZADOS em 2016 (TCL, B&B...)
-
Outros aspectos também foram abordados, mas o principal deles, foi a falta de investimentos, e a falta de fiscalização desses recursos. Esse governo precisa ser fiscalizado 24 horas dia, minuto a minuto, segundo a segundo. Macaíba precisa de uma intensa fiscalização em todos os setores. Tudo precisa ser conferido, auditado. Todas as classes e a população de um modo geral, precisa acordar, e cair em campo! Chega de reclamar, chega de pedir. Esse pessoal que fora eleito, são servidores do povo. Como tais, o povo é quem paga os seus salários, e todos devem tornar claros e transparentes, os atos praticados por essa administração. Para esse evento, foram convidados o prefeito, vereadores da situação e secretários, mas parece-nos que eles correm dos debates e rodas de conversa, quando o tema é o trabalho deles na Prefeitura.  Os quatro vereadores da oposição, o colunista desse blog, e outros cidadãos desta municipalidade já estão aptos, a prestar seus relevantes serviços em prol dessa cidade atrasada, arrasada e sucateada. Queremos, portanto, mais pessoas engajadas no trabalho de fiscalizar os recursos DO POVO.
-
Fotos do evento:
-




 Fotos: Silva Jr e Jeferson Lázaro
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top