No dia de hoje (08), os vereadores da oposição: Denilson Gadelha, Emídio Jr., Igor Targino e Zeca Cunha, juntamente com o colunista deste blog, Mário Henrique e o colunista do blog Macaíba News, Jefférson Lázaro, estivemos na Escola Municipal Pinheiro Borges, realizando uma visita surpresa, para que pudéssemos analisar e detectar, como estava o funcionamento daquela Escola.
-

Na ocasião da nossa visita, fomos bem recebidos pela direção da Escola, e no momento da chegada, estava sendo distribuido a merenda, e foi constatado por meio do nosso registro, era que os alunos estavam recebendo suco com biscoito cream cracker.
-

Vale ressaltar que, ao adentrarmos a sala de informática da referida escola, a sala estava com um odor muito forte, característico de mofo, podendo causar nos alunos, complicações respiratórias.
-

Próximo ao refeitório, verificamos a ausência do corrimão, que tinha, mas que está ausente entre uma coluna e outra, até a parede. Esse corrimão evita acidentes, pois nesse local, a calçada é muito alta, e essa escola, atende crianças de menor estatura (altura), sendo inevitável um acidente. Também podemos ver que, devido o nível do terreno, quando chove, chega a entrar lama dentro das salas de aula, e isso era para se ter observado no projeto da escola.
-
O alarme da escola NÃO está funcionando, embora exista equipamento e contrato prevendo seu perfeito funcionamento.
-

Também foi destacado que, devido as salas de aula estarem do lado do sol (parte da tarde), as salas sofrem pela insolação, esquentando o ambiente, tornando o aprendizado dificultado, devido o desconforto do ambiente. Seria interessante a presença de mais ventiladores, ressaltou a diretoria.
-

A Escola também está precisando de uma assistência na limpeza, em sua parte lateral, onde o mato se encontra muito grande.
-

A diretora Gezilda e a vice-diretora Mileni, foram bastante solícitas em nossa visita, dando-nos total assistência, acompanhando toda a visita e respondendo a todas as perguntas. A diretora Gezilda frisou em sua fala que a escola recebeu a doação de móveis usados do Ministério Público, além de citar a necessidade de dois computadores para melhor condução dos trabalhos internos, na secretaria escolar. A diretora citou que a verba do PDDE era muito curta, cerca de R$ 4.300,00 para realizar a compra de todos os insumos internos (menos a merenda) para o ano inteiro, sendo insulficiente. Também frisou a necessidade de psicólogo para ver as questões das crianças com deficiências. Essas crianças com deficiências, cerca de 10 alunos, conta com apenas 01 professor auxiliar. Além do mais, uma professora que está de licença médica, por causa de uma cirurgia, seus alunos estão sem aula, pois a Secretaria de Educação NÃO mandou um professor(a) substituto. 

Outra questão bastante pontual, é as 30 colheres que são revezadas na hora da merenda, entre os muitos alunos daquela escola, sendo que um fica esperando o outro terminar a merenda, para poder utilizar a merenda. Com relação a merenda, uma escola como essa, com 416 alunos, ter apenas 30 quilos de frango para passar a semana toda, é de se lamentar! Tem dias, porém, que só tem "kissuki" para os alunos tomarem! Tem dias, que os professores fazem "vaquinha" para comprar itens da merenda! Infelizmente, essa é a visão que tivemos, através da visita realizada à Escola Municipal Pinheiro Borges. Sem mais!
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba
e
Ativista de Controle Social de Gastos Públicos





Postar um comentário

  1. Situação lamentável. Onde deveria se priorizar o atendimento é o local mais desprezado pelos órgão públicos. 😥

    ResponderExcluir

 
Top