Mário Henrique, colunista do Diário, juntamente com os vereadores Denilson, Igor e Emídio, assim como com o assessor Jefférson Lázaro, estivemos realizando uma visita, aos dois mercados público de Macaíba.
-
Foto: Jefférson Lázaro
-
Durante as muitas conversas empreendidas com os comerciantes locais, tanto em um mercado, como no outro, não teve como fechar os olhos, para os muitos problemas tão perceptíveis aos olhos humanos: o problema social, e também, o problema de saúde pública, devido a quantidade de animais (gatos e cachorros) que frequentam, na sua maioria, o mercado novo.
-
-
Fotos: Mário Henrique
-
Quem transita pelos locais, é difícil não ver uma cena ou outra. A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria de Infraestrutura, está propondo um projeto de reordenamento do Mercado Novo. A princípio, o projeto prevê a inserção de outros segmentos comerciais, isto é, se prevê lojas de roupas, açougue, loja de hortifruti, galeteria, assim como bares e restaurante...

Com o distanciamento da Prefeitura de Macaíba do Mercado Novo (principalmente), os problemas só aumentaram nos últimos anos. Hoje em dia, comerciantes, feirantes, moradores, clientes e transeuntes, sofrem com os médios e altos índices de pessoas dependentes de alcool, dependentes de drogas, com os índices de prostituição tradicionais daqueles entornos, além do aumento demasiado de animais como cachorros e gatos, que sem uma política pública de castração, de vacinação, e de tratamento veterinário para que sejam adotados pela população, dificilmente haverá controle.

Os problemas, porém, não acabam por aí. Na 1° Audiência Pública realizada no Pax Club, para tratar sobre a problemática do Mercado Novo, na Mesa Diretora do evento, só estava o secretário de Infraestrutura Raw Plácido. Ora... conforme podemos ver nas fotos, não é embelezando o Mercado Novo, tornando-o "mais atrativo" através de uma "maquiagem nova", que ele ficará mais interessante. No mínimo, a questão do Mercado Novo deve ser discutido primeiramente com a SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, que deveria ser a PRIMEIRA a sentar na cadeira da Mesa Diretora no Pax Club. Com essa Secretaria, seria discutido a questão das pessoas em SITUAÇÃO DE RUA e risco social que vivem pelo mercado, e um Albergue Municipal já deveria ter sido planejado para esse fim a há tempos!

A SEGUNDA pessoa que deveria tomar assento na Mesa Diretora, era a secretária de SAÚDE. Os maiores problemas do Mercado Novo, são de responsabilidade também, dessa Secretaria. Problemas como doenças transmitidas pelos animais, problemas com drogas, alcool e até mesmo, com DOENÇAS VENÉREAS, através de campanhas educativas de prevenção e distribuição gratuita de preservativos, além da realização de exames. O mais interessante, porém, é que essas pessoas saíssem dessa vida, fossem cuidadas, e inseridas em programas profissionalizantes/sociais, para depois serem encaminhadas ao mercado de trabalho. 

Alguns, naquela situação, nem documentos tem, outros, precisam de um prato de comida, de um banho, de roupas limpas e uma cama quente. Depois que isso fosse resolvido, apareceria o secretário de Infraestrutura, para assim, poder seguir com o seu projeto de melhoramento do mercado. Sem ocorrer as mudanças mencionadas acima, qualquer obra será apenas uma bela fachada. A maior obra de Jesus, não foi construir belos prédios. A maior obra de Jesus, foi transformar a vida das pessoas, e torná-las pessoas melhores. Reflitamos sobre isso.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba
e
Ativista de Controle Social de Gastos Públicos


Postar um comentário

 
Top