A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE), a qual tem como titular da pasta, o secretário Maia, publicou no Boletim Oficial do Município Nº 1363, datado em 30/10/2017, a inscrição de dois servidores da referida Secretaria, a participar do II CONIDIS - Congresso Internacional de Diversidade do Semiárido, que ocorreu na cidade de Campina Grande - PB, nos dias 08 à 10 de novembro do corrente ano. As diárias para esse Congresso, foram concedidas aos servidores:
-
* Íris Renata Freire Silva (Gerente Adjunta - Secretaria de Agricultura);
* José Ricardo Dantas Marinho (Auxiliar de Análise Municipal - Sec. de Agricultura):
-
Concessão de diárias aos servidores que participaram do II CONIDIS - PB. Fonte: BOMM - PMM
-
O que mais chamou a nossa atenção, é que esse Congresso realizado na cidade de Campina Grande - PB, era voltado para temas relacionados ao SEMIÁRIDO. Quando falamos de semiárido, logo lembramos da seca, do sertão, da falta de água, da falta de lagoas, da falta de rio, da falta de chuvas... enfim, o que leva um lugar a ser semiárido, é justamente a questão da ausência de precipitações de chuvas, que devido ocorrer numa quantidade menor, a vegetação morre, o solo fica improdutivo, e os animais morrem, além da ocorrência de solo salino (sal), e da água salobra em diversas regiões de clima semiárido.

Macaíba por sua vez, por estar em uma região bastante privilegiada, próxima do litoral, com uma boa precipitação de chuvas, com um solo riquíssimo em água mineral, com a abundância de lagoas, com uma rica barragem (Tabatinga), e com um solo ótimo para o cultivo, além de possuir uma vegetação rica, e um rio que cruza a cidade, ficamos assim, sem entender, o porquê desses dois servidores, irem participar de um congresso que fala de tudo o que Macaíba NÃO TEM: SECA.

Talvez os assuntos debatidos nesse Congresso do Semiárido, serviu apenas para complementar os conhecimentos pessoais dos servidores citados, pois, a cidade em si, nada ganhou com isso. Que políticas do semiárido irá se implantar em Macaíba, com tamanha quantidade de águas? Se os organizadores desse Congresso, soubessem que dois servidores de Macaíba estavam participando desse Congresso, e se eles conhecessem a nossa cidade e a riqueza que há em nossas terras, certamente esses dois servidores iriam ser chamados lá na frente, para mostrar quão rica a cidade deles é, e para dizer a todos os presentes, que eles estavam ali, querendo aprender algo com a desgraça dos outros, pois eles tem a riqueza na cidade deles (Macaíba), e não sabem aproveitar as potencialidades do lugar, com a riqueza do manancial de águas e com a riquezas das águas de lagoas e barragem. 

Eu, Mário Henrique, iria sentir vergonha de me inscrever para um Congresso que iria falar de seca, da dificuldade alheia, sabendo que eu tenho a caneta na mão, para mudar a história da minha cidade e do meu povo, elaborando diversos projetos e executando-os, para o melhor uso da água, como meio de sobrevivência, como meio de garantia de emprego e renda. Parece que a miséria e a crise atrai esse povo da Prefeitura, pois eles tem todas as potencialidades e recursos na cidade, e gastam o dinheiro do povo, além de horas e horas viajando, para escutar em Campina Grande, o quanto eles são incompetentes em ter isso e aquilo em nossa cidade, e não usam nem 10% de tudo isso. A linguagem dessa cidade é: CRISE E MISÉRIA. Enquanto essa linguagem e essa gestão predominar, a cidade ficará morta e atrasada. Vamos mudar isso!
-
Colunista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

  1. Amiguinho gosto muito de suas publicações e sempre acompanho, mas acredito que existe algumas afirmações desconexas em suas alocações, dentre elas em dizer que a cidade de macaíba não está dentro da zona semiárida o que realmente está, apesar de estar localizado nas proximidades da capital, o município também possui áreas semiáridas (abrangendo quase 50% do território) devido a sua vasta extensão territorial, inclusive sendo reconhecidas pela própria Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Ou seja, é bom pesquisamos primeiro antes de ir atirando para todos os lados. Abraços de um cidadão de macaíba que acompanha sempre suas publicações e o controle social que vós faz para nosso município, mas sempre é bom temos cautela.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Macaibense, nossa cidade carece de investimentos em recursos hídricos. Se existem algumas partes do nosso vasto território com predominância semiárida, é porque algo não foi feito. O primeiro passo seria a perfuração de poços. Se a água é salobra, existe dessalinizador. Existe também programas no MDA, especificamente para isso. Claro que, para que isso exista de fato, é necessário vontade política, e um forte desejo de ver a agricultura de nossa terra crescer. Se no deserto de Israel, eles cultivam a terra e produzem frutos para exportação, qual é o nosso impedimento?

    ResponderExcluir

 
Top