*"Numa cidade da região metropolitana, mora uma águia estrategista, que é astuciosa, peçonhenta e ardilosa, que reina sobre um povo pobre, inocente e ingênuo, que vive das suas migalhas e enganações, na ilusão, que essa águia, vá trazer dias melhores, quando na verdade, a águia continua a reinar, e quanto mais miserável, pobre e vil for a condição social desse povo, o reinado da águia estará garantido por milênios!

Desde o ano de 2004, segundo um dos ex-articuladores da águia, a estratégia do conto do vigário da águia NÃO MUDOU, continua a mesma, mas o povo pobre e inocente que a águia mantém nas rédeas, sob sua governança, ainda não percebeu, e nem acordou, para essa realidade de mentiras e de enganações, que eles são submetidos há anos! À seguir, o ex-articulador da águia, detalha com precisão, as formas como a águia engana e manipula o povo, sempre com joguetes e estratégias malandras, de quem não faz outra coisa na vida, a não ser, viver e enriquecer-se à custa da miséria e pobreza dos seus súditos, tudo isso com enganações que apenas se repetem. Vamos à elas:
-
1. Garante toda a sorte de remédios nos postos de saúde, em tempos que eles sairão às ruas, à procura do povo. Exames médicos são agilizados. Consultas e remédios que não faltam.
-
2. Limpeza de ruas, podas e capinagem com roçadeiras, pinturas de meio-fio com cal. Só se vê gente trabalhando com força para deixar tudo um brinco. A águia quer que o povo veja, que tem muita gente trabalhando.
-
3. Garante que aja ação cidadã nos bairros carentes, dando corte de cabelo, unhas pintadas, serviços de retirada de RG, peças teatrais, sopas, distribuição gratuita de kits ou brindes, distribuição de escovas dentais com escovas gratuitas, consultas... Atendimento de primeira linha.
-
4. Todas as sextas-feiras começam a inaugurar obras, ou a lançar pedra fundamental de obras, ou assinatura de ordem de serviço. Soltam fogos, colocam carro de som nas ruas com propagandas fantasiosas, e o povo cai na ladainha...
-
5. Com o mapa nas suas garras, lança-se uma pesquisa. No lugar que existir rejeição, a águia destina sacadas de milho, para a liderança reverter a situação. Depois que o milho for solto, lança-se nova pesquisa. Se o quadro não for revertido, chama-se a liderança aos carritéis, dá-se uma pressão, e depois, mais milho para soltar naquela comunidade é entregue.
-
6. Compra-se lideranças e formadores de opinião. Os que fazem oposição ferrenha, são os mais visados pela águia, que após conquistá-los por certo preço, ama exibi-los como seus troféus conquistados, aos seus súditos. Todos até hoje ficam maravilhados, como a águia consegue articular todos, apenas colocando milho em seus bicos, e garantindo espaços em seu reinado.
-
7. Compra-se a imprensa, os blogs e canais de informação, para que ninguém saiba quais são as mazelas da águia, e não saibam os podres que ela apronta.
-
8. Passa anos sobrevoando Brasília, dizendo que vai buscar isso e aquilo, mas nada acontece de fato. Noticia tudo nos blogs, e a águia sorri satisfeita, com a ignorância do povo, que acredita nas notícias.
-
Esse é um resumo fiel de tudo o que a águia foi, é, e será. Nada mudará a estratégia de voo da águia, a menos que apareça um caçador valente, que apanhe a águia em pleno voo, coloque água no fogo em fervura máxima, e tire todas as suas penas, uma a uma, depois, solte-a no terreiro, para viver comendo migalhas, feito uma galinha. 

A águia já brincou, já manipulou muitos, e já enganou quase todos. Resta saber, até quando ela continuará a enganar, pois o futuro de todos, está representado na foto acima, onde a águia sequestra uma criança, representando o futuro e a esperança de dias melhores para todos. Todos os dias, a águia sequestra os sonhos e a esperança de um povo pobre e sofrido... até quando será assim, ó águia perversa? Teus dias foram contados, teus atos foram pesados na balança, e o teu grandioso reino, será esmiuçado, quebrado, esbagaçado. Assim será, o fim da grande águia."
-
*Partes extraídas da estória "A águia e o povo". (conto popular)
-
Obs.: Datas, lugares, objetos e ações, são apenas fictícios.
-
Colunista do Diário de Macaíba





Postar um comentário

 
Top