Desde o início da história de Macaíba, o Rio Jundiaí passou a ter um significado especial no desenvolvimento desta cidade. O Município foi crescendo e com esse desenvolvimento vieram problemas relacionados com a falta de planejamento urbanístico. 

Sem os devidos cuidados e sem uma conscientização sobre a preservação do meio ambiente, nosso Rio Jundiaí acabou sendo a principal vítima do crescimento desordenado, cujo desenho da cidade, composto de grande parte de bairros em áreas altas, o efeito da gravidade combinado pela falta de saneamento básico, contribuiu para que os esgotos fossem depositados no leito do rio.

Nessa nova gestão municipal, a pauta do Rio Jundiaí tem importância. Nessa manhã, os secretários Billy Jean (Meio Ambiente) e Mário Henrique (Desenvolvimento Econômico), estiveram reunidos com as professoras Renata Braga (profa. de Engenharia Florestal e pesquisadora do CNPq) e  Karine Fonseca (Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais com ênfase em tecnologia ambiental) para juntos conhecerem os projetos de tratamento de águas poluídas que a UFRN tem desenvolvido na Escola Agrícola de Jundiaí (UFRN) e demais instituições interligadas. 

Durante a reunião, o secretário Billy elogiou o projeto e se comprometeu a realizar um estudo preliminar com a sua equipe, para apontar os pontos de deságue dos esgotos e mapeá-los. A UFRN por sua vez, coletará águas desses diferentes pontos de saída de esgotos para análise, para identificar quais compostos nocivos ao Rio Jundiaí e ao meio ambiente estarão presentes nas amostras. O secretário Mário Henrique externou que os macaibenses tem uma dívida de gratidão para com o Rio Jundiaí, pois, foi por ele que Macaíba viveu períodos de grande riqueza histórica e econômica em nosso estado. Novidades sobre esse projeto em breve!

-

Jornalista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top