Uma das grandes preocupações sociais de Macaíba, tem sido o problema da insegurança. Muitos fatores tem contribuído para isso, e um deles, é a falta de investimentos em educação, esporte e lazer nos bairros periféricos. A educação, forma bons cidadãos para o futuro. Quando se fala em educação, devemos lembrar que a mais importante delas é a que se tem em casa. A escola já é outro degrau na formação humana. O esporte e o lazer, faz os jovens aprenderem a conviver em sociedade, principalmente com as diferenças.

    Nós, do Diário de Macaíba, acreditamos que a criminalidade parte de cinco princípios básicos. São eles: 1. Falta de Deus; 2. Falta de uma estrutura familiar adequada; 3. Falta de uma educação de qualidade; 4. Falta de coragem para enfrentar os desafios da vida; 5. Falta de oportunidade no mercado de trabalho.

    A questão da insegurança é tão intensa na atualidade que, para termos menos criminalidade no futuro, é necessário incentivar projetos que plantem a semente da educação hoje. Entretanto, para corrigirmos os erros do passado no tempo atual, de políticas públicas mal elaboradas para as crianças e adolescentes daquela época, é necessário usar a força policial, pois, aqueles adolescentes (não todos), hoje tem mais de 18 anos, e alguns deles, infelizmente, acharam a vida do crime mais fácil. Um jovem que hoje porta uma arma para fazer o mal ao próximo, é porque lá atrás, muitas vezes, faltaram-lhe bases educacionais e familiares, para formar o seu caráter de cidadão de bem.

    Enquanto não temos uma ótima educação, esporte e lazer nos bairros, infelizmente, é necessário se investir em forças policiais, para que essa polícia nos livre, justamente, daquele cidadão que não teve uma boa educação em casa, na escola e na vida. Políticas públicas mal elaboradas são assim: os erros do passado, se tornam presentes e futuros. Esperamos que a próxima gestão municipal, cuide bem da educação, do esporte e do lazer nos bairros. Também esperamos, que políticas de segurança sejam incluídas em nosso município. A Guarda Municipal armada, juntamente com as outras polícias, amenizarão, a falta de segurança que o cidadão de bem tanto precisa.
   

Postar um comentário

 
Top