O desejo de ter uma formação superior, é o sonho de muitos jovens estudantes do ensino médio em Macaíba. Porém, existe um problema silencioso, mas que é comum a todos eles: a falta de transporte escolar. Quem viaja pelas BR's 304, 101 e 226 em determinados horários, logo notará a fila imensa de ônibus escolares, vindos de cidades do interior, levando e trazendo jovens estudantes universitários para Natal.


    Aqui em Macaíba, os estudantes que querem estudar em Natal, ou pagam uma van particular, alugada mensalmente para levá-los até a porta da faculdade, ou então, ficam sujeitos a andarem nos transportes públicos, onde muitas vezes, um só não resolve, pois, muitas faculdades, ficam fora do itinerário (caminho) dos ônibus da Trampolim, sendo necessário, pegar e pagar um outro ônibus. Quem tem seu carro próprio, a despesa fica um pouco salgada, e logo chama-se mais outros para poderem compartilhar as despesas das idas e vindas.

    Situação triste mesmo, fica para quem mora nas comunidades rurais de Macaíba. Os estudantes da zona rural, fazem "das tripas coração", para estudarem em Natal. Como eles não podem arcar com a alta despesa de transporte, eles logo vão morar em Natal, na casa de parentes e amigos, ou, pedem para se instalarem na Casa do Estudante. Macaíba vive um estado de abandono, no incentivo do ensino superior. Quem quer estudar, se formar, ter um diploma, nem conte com a prefeitura, pois esta, já deu as costas para a educação faz tempo.

    Para piorar a situação de Macaíba, os estudantes universitários, com tanta luta, com tanto esforço, em batalhar, para conseguir se formar e obter o seu diploma, aparece um prefeito municipal, que não tem nenhum compromisso com os jovens universitários de Macaíba, e com os já formados, resolve diminuí-los a nada, como se eles não existissem na cidade, emprega os de Natal na prefeitura, nos melhores cargos, deixando os nobres formados e formandos, a ver navios. Um prefeito que não investe em transporte escolar para os universitários, que são o presente e o futuro da cidade, e nem emprega os profissionais formados daqui, já mostra para todos quem ele é: um prefeito que foi eleito pelo povo, para que a cidade de Macaíba, continue do jeito que ele gosta: NO ATRASO! A desculpa que Macaíba não tem gente qualificada é antiga. Na verdade tem, e muitos! O que falta mesmo, é investimentos e apoio por parte da prefeitura. Apenas isso.

******************************************

Mário Henrique
Editor do Diário de Macaíba



Postar um comentário

 
Top