A comunidade de Capoeiras, distante aproximadamente 32 km do centro de Macaíba, tem um povo acolhedor, que gostam de fazer amizades e de receber bem as pessoas em suas casas. Tradicionalmente, algumas mulheres locais, se juntam em determinado lugar, para fazerem diversos tipos de bolos, para os mais variados gostos, e os vende. Por lá também, é incentivado a prática da capoeira, tipo de luta de origem africana. Quem nunca foi em Capoeiras, precisa ir um dia, e conhecer de perto, a cultura de um povo, cujas origens, ainda estão preservadas. Sendo descendentes de pessoas africanas, os cortumes foram mantidos, inclusive, os laços familiares, pois, o povo de Capoeiras (não todos), geralmente, casam-se entre si.

Pai de família retirando os últimos litros de água da cisterna

Capoeiras já teve uma agricultura e uma pecuária rica. Hoje em dia, tudo é mais difícil por lá. A falta de regularidade no fornecimento de água, tem deixado muitos pais de família preocupados com a situação. Muitos até preferem pagar 150 reais em um carro pipa para encher a cisterna, cujas águas duram cerca de 3 meses para acabar. A situação da água em Capoeiras tem sido algo crônico, e ninguém toma as providências com a situação. Se chovesse bem, as cisternas encheriam, porém, nada de chuva até então.

Cidadão de Capoeiras abastecendo seu carro de mão com a água da cisterna

Em algumas casas, onde existe água encanada da CAERN, o povo precisa fazer verdadeiros sacrifícios. É que a água, segundo os moradores, passa cerca de 7 a 12 dias, sem ir para Capoeiras. Quando essa água chega, de maneira fraca, acaba não tendo força para subir e encher as caixas d'águas, gerando muita raiva e revolta da população, que paga, mas não tem retorno do que se investiu. A solução encontrada pelos moradores de Capoeiras, foi fazer pequenos tanques de alvenaria, para que, quando as águas viessem, sem força, pelo menos, o tanque daria para encher. Água subir para a caixa, é um milagre!


A escassez de água, faz um povo perder muitas oportunidades. Assim como Macaíba, em Capoeiras, não seria diferente: falta-se emprego, falta-se um meio de vida. Quem de lá quer arrumar um emprego, para Natal se desloca. Com a água em falta, viver de agricultura virou um desafio para os corajosos, pois, chuva que é bom, nada. 


Avenida principal toda esburacada

Falando em infraestrutura, Capoeiras deixa muito a desejar. A principal via de acesso, se encontra toda esburacada e os moradores reclamam muito. Faltam acessos pavimentados em todas as ruas, inclusive nas vias principais. No posto de saúde, os moradores alegam, que faltam medicamentos mais fortes, como os antibióticos por exemplo.

Posto de Saúde de Capoeiras

Com relação a mobilidade urbana, os moradores reclamam o fato da passagem custar 6 reais para ir e 6 reais para voltar. Por esse motivo, eles alegam que, tudo o que querem resolvem, em Bom Jesus mesmo resolvem, pois fica distante apenas 6 km de lá. A situação de abandono em Capoeiras é tão grande, que se eles pudessem escolher por voto, se a comunidade deveria pertencer a Macaíba ou a Bom Jesus, eles escolheriam Bom Jesus, certamente, pela conveniência e pela praticidade de ser mais perto para se resolver as coisas. Se em Macaíba faltam investimentos nos mais diversos setores, imaginem como é na zona rural... esquecimento total! Conheça Capoeiras! Conheça a cultura, os costumes, e o povo rico e pobre ao mesmo tempo, que espera os investimentos! 
-
Obrigado por fazer juntamente comigo, essa viagem até Capoeiras, através da leitura! Até a próxima, se Deus quiser!
-
Mário Henrique
Redator do Diário de Macaíba









Postar um comentário

 
Top