O distrito de Traíras, distante aproximadamente 27 km de Macaíba, tem um povo hospitaleiro, de bem com a vida, e que gosta de se comunicar entre si. Quem for ao distrito de Traíras, e andar em determinadas ruas, como: a rua do Cajueiro e a rua Helena Tomaz de Freitas, entre outras, e conversar com os moradores dessas ruas, poderá comprovar que, o que vem tirando a paz dos moradores dessas ruas, não é outra coisa, não ser, A FALTA DE ÁGUA. Os moradores da rua Helena Tomaz de Freitas e de outras ruas, falaram ao nosso Diário, que o problema da falta de água é antigo. Existe, na verdade, uma DESORGANIZAÇÃO na gestão e no controle da distribuição da água, por parte da CAERN. São quatro tipos de reclamações dos moradores:
-
1. A rede que distribui a água na rua Helena Tomaz, é composta de canos finos. Os moradores não aceitam essa tubulação, querem a mais grossa, pois a vazão de água é pouca na atual, e compromete a força da água na subida para as caixas.
-
2. Existem muitas ligações irregulares em Traíras (gatos). Isso compromete a vazão, a qualidade, e a periodicidade do abastecimento. Os moradores reclamam, que os "gatos", sempre tem água na torneira, possivelmente, os que moram perto do rio. Quem paga, ficam a "ver navios".
-
3. Os moradores de Traíras, sempre reclamam de uma granja que tem 3 piscinas, numa determinada rua, que segundo eles, "bebe a água de Traíras quase toda", deixando eles, sem nada. Segundo eles, são 3 dias para enchê-las.
-
4. Os moradores que devem, só aceitam acertar suas contas com a CAERN, se esta se comprometer em organizar a distribuição, que em alguns lugares, duram mais de 5 semanas! Em outras ruas, a distribuição é regular.
-
Atualmente, muitos preferem pagar de 7 a 9 reais em um barril de 200 litros, ou, em um caminhão-pipa, o valor de 150 reais para abastecer sua cisterna.

Cisterna abastecida pelo caminhão-pipa

Um senhor, enquanto conversava conosco, resolveu demonstrar a sua insatisfação, ao mostrar seus papéis de água pagos, e não ter à sua disposição, a água que ele pagou. "Muitos pagam a conta de água, mas, água que é bom, nada", relata ele.

Contas de água pagas

Conta mais recente paga

Os moradores de determinadas ruas de Traíras, querem pagar e receber regularmente a água em suas casas. A CAERN quer receber, e conta com os pagamentos e com a honestidade de alguns, quanto aos "gatos". É verdade que a CAERN de Bom Jesus, precisa dialogar com o povo afetado de Traíras, e determinar datas para resolver os problemas de lá, os quais, já foram feitos abaixo-assinados e muitas reclamações há mais de dois anos, e que não foram atendidas ainda. Enquanto o povo de Traíras sofre com a questão da água, esse é, e será, o retrato que aquele povo continuará a presenciar, nas suas casas e na suas ruas:
-
Cidadão saindo em busca de um barril de água

Corte feito no cano de água, na esperança da água vir, para poder apará-la, pois força não tem para subir. A água não veio.

Caixa da CAERN sem uso. Matos crescem dentro da caixa.

*******************

Mário Henrique
Redator do Diário de Macaíba








Postar um comentário

 
Top