Macaíba completa no dia de hoje, o seu 139° aniversário. Macaíba nasceu sob a visão empreendedora de um grande empresário da época, o sr. Fabrício Gomes Pedroza. Macaíba nasceu para ser grande e rica! Quem conhece a Macaíba de hoje, nunca imaginou que suas riquezas, seus produtos, seu nome, seu valor, sua honra, pudesse chegar à Europa! Sim! A marca "Macaíba" já foi muito forte na Europa! Macaíba já foi um grande abastecedor do mercado europeu! Naquela época, o sr. Fabrício Gomes Pedroza, fazia questão de permanecer morando por essas terras, na qual, ele e toda a sua cidade prosperaram juntos! 

Macaíba já foi um grande berço cultural! Por aqui viveu Auta de Souza, grande poetisa, sendo reconhecida na França, por suas obras e seus feitos. Temos também outros personagens ilustres como Augusto Severo, considerado um dos pais da aviação no mundo. Augusto Severo estava à frente das pessoas da sua época, sempre com uma visão futurista. Outro exemplo, é o bairro do Alecrim de Natal, que é em homenagem à família Alecrim de Macaíba. Muitos nomes de ruas da capital, muitos nomes de escolas, edifícios, são em homenagem à famílias e pessoas ilustres de nossa cidade. Macaíba já teve grandes nomes, ricas histórias e vasta cultura. Na época de ouro, já se falava que nossa cidade poderia ser a capital do estado.

Hoje, a rica e gloriosa Macaíba do passado, vivencia dias difíceis. Nosso povo, nossa cultura, nosso futuro, estão completamente perdidos na janela do esquecimento. A Macaíba do passado, com sua cultura, com suas riquezas, com suas glórias, infelizmente, serve apenas de saudades e imaginação para quem lê os livros de história. Depois de Fabrício Gomes Pedroza, fundador da cidade de Macaíba, só apareceram pessoas para AFUNDAR a cidade. Claro que não todos, pois as mulheres que governaram Macaíba, deram as suas contribuições positivas para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. 

Vivemos em um paradeiro total, onde políticas públicas como os Interbairros, como a Guarda Municipal, como o desenvolvimento econômico da cidade, entre outros projetos, não são tocados, não se tornam realidade, por pura falta de compromisso de uma gestão, que só atrasa a vida de um povo. Nossos jovens, que são o futuro da cidade, estão sem nenhuma expectativa de futuro! Macaíba continua a sonhar com um líder visionário e estrategista como foi o empresário Fabrício Gomes Pedroza! Enquanto esse líder não aparece, o povo vai continuar sofrendo à míngua, pois, um povo liso e sem acesso ao conhecimento, é o que todos os políticos que desejam se eternizar no poder, desejam. Macaíba! Quem te viu, quem te vê!
-
Mário Henrique
Redator do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top