Onde estavam os 10.278 eleitores de Macaíba? Muitos em Macaíba, estão fazendo essa mesma pergunta, e a dúvida continua. Parte desses 10.278 eleitores de Macaíba, sabemos que foram "votar", sim, votaram! Os eleitores que compareceram para votar "branco", foram 1.103 eleitores, e os que votaram "nulo" foram 2.804 eleitores, totalizando 3.907 votos. Os que não apareceram para votar, por um motivo ou por outro, foram 6.371 eleitores. 

Reprodução app "Resultados" TSE

Todos sabemos que é um direito individual de qualquer cidadão, querer votar ou não. Porém, o não uso do voto, que é um direito adquido com muitas lutas e protestos, faz com que o Título Eleitoral, perca o seu valor, o seu significado, e a sua finalidade, que é a de promover a cidadania! Cidadania para quem não sabe, é o conjunto de direitos e deveres garantidos em Lei. O voto é uma garantia conquistada! O povo, porém, perde essa garantia de cobrar melhorias, quando vende o voto, pois, está vendendo o seu direito! Compreendem agora que a cidadania é para cidadãos que agem corretamente? 

Porém, vale lembrar, que mesmo vendendo o voto, o eleitor continua sendo cidadão e continua tendo seus direitos e deveres garantidos em lei. Porém, o político, que comprou o seu voto, não vai ter nenhuma obrigação por você, pois, a saúde, a educação, a segurança... que ele deveria lutar e defender por você e para você, ele já pagou quando comprou o voto. Os 3.907 eleitores que foram até as urnas e não expressaram o seu desejo de voto a ninguém, votando branco e nulo, é compreensível. Esses estão desacreditados com a política. Quem os fez desacreditar? Os vendedores de votos e os compradores de votos! Essa é a resposta! 

Enquanto nossa política no Brasil estiver assim, os maus políticos sempre estarão no poder. O voto é a principal arma de limpeza. Quando não fazemos o uso dessa arma, ela perde a sua utilidade, e a cidade, fica ao "Deus dará". Quanto aos 6.371 eleitores que não apareceram para votar esse ano, a democracia sentiu falta de vocês. Esperamos que o voto consciente, seja a arma das futuras eleições! NÃO VENDA O SEU VOTO!
-
Mário Henrique
Editor do Diário de Macaíba



Postar um comentário

  1. Acrédito que, novos caminhos e estratégias terão que serem traçados para o redirecionamento da credibilidade política. Vender ou não vender... E assim caminham nesse xadrez de interesses as cegas.
    Parabéns pelo seu artigo. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Esse é o nosso dever: ser um conscientizador das pessoas. Vamos acreditar que é possível.

      Excluir
  2. Acrédito que, novos caminhos e estratégias terão que serem traçados para o redirecionamento da credibilidade política. Vender ou não vender... E assim caminham nesse xadrez de interesses as cegas.
    Parabéns pelo seu artigo. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Belo artigo parabéns!, vejo que macaíba precisa de um sacode sabe! de alguém que vá a uma mídia social bem abrangente e fale algo que abra a mente dessas pessoas, tipo de um sacolejo e diga hei vamos usar o nosso voto e fazer valer o nosso direito como cidadão. e fazer a mudança pensando no futuro de nossos filhos e netos. e dizer a cada um pra não se intimidar com nada e sim reivindicar os seus direitos de cidadão.

    ResponderExcluir

 
Top