Ao sabermos da prisão de Jessé Elias, ocorrida ontem (22), na parte da manhã, os membros da oposição política em Macaíba, se uniram em um único propósito: ajudar Jessé Elias com médico e advogado. Na manhã de hoje (23), os advogados de Jessé Elias: Dr. Glauber e o Dr. Daniel, foram até o Fórum de Macaíba, entrar com um pedido de relaxamento de prisão e, consequentemente, solicitando ao magistrado que o paciente Jessé Elias, fosse internado em uma clínica psiquiátrica. O juiz não estava presente no Fórum. Os advogados levaram o laudo psiquiátrico, atestado pelo Dr. Brasiliano Cabral que, como os senhores viram no vídeo circulado no Facebook, Jessé está fora do seu estado normal.



Nós, que gostamos de Jessé Elias, NÃO QUEREMOS, nesse momento, ele solto sem acompanhamento médico especializado. QUEREMOS que Jessé Elias se trate em um hospital psiquiátrico, para que ele venha a ser reeducado a tomar a sua medicação e continuar o tratamento. Jessé está recluso no CDP de Macaíba, com toda a medicação prescrita. Jessé Elias por ser INIMPUTÁVEL na forma da Lei, não pode ficar preso, pois isso não vai ajudá-lo no tratamento. Jessé Elias agiu contra os seus valores, que foram ensinados por seus pais, pois seu estado o levou a fazer comentários que nehuma pessoa em sã consciência faria. Sei que existem muitos críticos de plantão. Porém, quero afirmar que, o ato de criminalizar e difamar um deficiente físico mental, por razões políticas, por atos praticados fora da sua normalidade e fora da sua sã consciência, não é um ato de humanidade, e sim, de COVARDIA. O prefeito médico deveria ter orientado a Secretaria de Saúde bem antes, a acompanhar o caso de Jessé mais de perto. Macaíba tem muitos deficientes mentais, sem os cuidados necessários. Afirmo isto, porque conheço alguns. 

Ninguém é aleijado por que quer. Ninguém é cego por que quer. Ninguém é deficiente mental por que quer. Todos os que sofrem algum tipo de deficiência, devem ser tratados pela população sem nenhuma discriminação. Se o grau da deficiência de Jessé o permite comprar e vender e a fazer outros exercícios laborais que ele desejar, acredito que isso deixará sua mente ocupada. É uma terapia. Não devemos menosprezar ninguém, por alguma falta de capacidade. Existem diversas "formas" de doenças mentais, como: bipolaridade, esquizofrenia, depressão, entre outros. Existem, porém, os estados psicóticos considerados mais "leves", que são as fobias. Tem gente que tem medo de altura, lugares fechados, de determinados insetos, tem medo de galinha, de pombo,  e cada fobia, muda o comportamento de cada pessoa! Cada pessoa pode ou não carregar em si, uma fobia, um medo de alguma coisa que sequer pode fazer mal em alguns casos. 
-
Esperamos que Jessé ganhe a liberdade e que a Prefeitura de Macaíba, juntamente com a Secretaria de Saúde, façam a sua parte: encaminhando Jessé para uma unidade de tratamento especializada. Sem mais.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba









Postar um comentário

  1. O trabalho incansável desse colunista em defesa de um ser humano é louvável e coerente,aqui vai o meu respeito e admiração mesmo sem o conhecer.
    Que possamos ver as pessoas com os olhos que Jesus viria e antes de repudiar qualquer pessoa por atos ou atitudes, devemos perguntar a nós mesmos: como agiria Jesus em meu lugar!
    Parabéns colunista bela demonstração de amor ao próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos em um mundo onde é mais fácil apedrejar do que ajudar. Fazer o bem ao próximo, é uma lição que Deus nos ensinou. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

 
Top