Estamos vivenciando um dos maiores caos no Sistema Prisional do RN. O Estado parece não conter a desordem que se instalou pelas cadeias públicas. Tudo isso poderia ser remediado, se o problema fosse "combatido" na sua origem. E por falar em origem, muitos são os fatores que fazem uma pessoa entrar no mundo do crime. Eis alguns deles:
-
* Ausência de Deus;
* Família desestruturada;
* Educação familiar falha, sem imposição de limites;
* Ausência de educação moral e ética pela autoridade familiar;
* Falta de exemplos na família;
* Amizades erradas;
* Educação de base sem investimentos;
* Falta de investimentos em qualificação e formação;
* Falta de investimentos em emprego e renda.
-
O primeiro item da lista é "Deus". Porque Deus? Deus e Sua Palavra, são os únicos capazes de libertar uma pessoa dos caminhos errados, e torná-lo um novo homem. As igrejas pelo Brasil e pelo mundo, já ajudaram a tirar muitas pessoas do mundo do crime. Infelizmente, muitas dessas pessoas que tiveram uma vida errada e que conheceram o evangelho e se converteram a Deus, o fizeram já em idade adulta. Felizmente, elas conheceram o evangelho, antes de ir pro cemitério. Muitos foram parar no mundo do crime, pois não foram "vacinados" antes. Existe pessoas que foram parar na cadeia, depois de ouvir a Palavra de Deus e frequentar uma igreja? Sim, existe. Porém, são pouquíssimos casos.

O Brasil é um país laico. Essa palavra "laico", significa que no Brasil, NÃO existe uma religião oficial. Portanto, todas as religiões devem ser respeitadas. Pelos presídios do Brasil, é muito comum os detentos receberem a visita de pregadores da Palavra de Deus. Aqui em Macaíba, por exemplo, todos os domingos, um grupo de pregadores vão até o presídio, incentivar a leitura da Bíblia. Porque a Bíblia é incentivada nos presídios, e não nas salas de aula? A resposta está acima: o Brasil é um país laico. Porém, se for do desejo dos pais dos alunos, que fosse incentivada a prática de aulas temáticas bíblicas, mostrando através dos vários exemplos, os princípios da ética cristãe seus ensinamentos, eu acredito que esse tipo de ensinamento, salvaria muitas crianças. O próprio Rei Salomão fala assim: "Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele". (Provérbios 22:6)

A educação familiar em muitos lares está destruída. Os pais, muitas vezes, entregam um celular ao filho, e assim ele passa o dia jogando. Acabou-se a diversão com os amigos, acabou-se a sociabilidade com outras crianças, acabou-se a atenção, a conversa e a orientação e o acompanhamento dos pais. Esses filhos, muitas vezes, estão crescendo tendo tudo na facilidade. Tudo do bom e do melhor é chegado em suas mãos, sem eles saberem que alguém trabalhou por aquilo. Nas redes sociais, eles veem o que é ostentação, se aprende os vários vícios de vida (palavrões, mentir, enganar, colar para se dar bem...) que muitos filhos aprenderam em casa ou na rua. Os professores, por sua vez, recebem vários tipos de casos em suas salas. Diagnosticar um a um, é quase impossível, pois temos salas lotadas pelas escolas. Porém, é mais fácil prevenir e educar uma criança, a não ser um futuro bandido. A família e a escola, unidas, podem certamente vencer essa guerra. Enquanto não existir esse planejamento para o futuro, as cadeias vão continuar superlotadas. 

O ensino da ética cristã nas escolas, é algo que precisa ser testado. Se a Palavra de Deus tem o poder de libertar um criminoso, porque não uma criança do futuro mundo do crime? Precisamos entender que, quando se fala "ética cristã", não me refiro a "placa de igreja", e sim, aos ensinamentos que o mestre dos mestres nos deixou nas Sagradas Escrituras. A Palavra de Deus pode salvar famílias, uma geração e o mundo inteiro! Acreditemos nisso! Se a comunidade escolar apostar nessa ideia, muitos frutos positivos serão colhidos. Pensando bem, é bem melhor ouvir e aprender sobre os caminhos de Deus na escola, do que na cadeia. Sem placas de igreja, apenas a pura palavra de Deus. #FicaaDica.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba




Postar um comentário

 
Top