Um dos maiores desafios nas administrações públicas em todas as esferas (federal, estadual e municipal), é a realização de concurso público, para acabar de vez com os vícios administrativos, que é contratar mão de obra de maneira pessoal, para suprir as necessidades da administração pública, através dos cargos comissionados. A maioria dos cargos comissionados, são pessoas que se originaram, na sua maioria, das caminhadas e dos movimentos partidários, durante o pleito eleitoral. Para um político que pretende fazer carreira na política, é melhor ter os cargos comissionados por perto, pois esses, são possíveis cabos eleitorais à disposição do político, militando e defendendo o político, em troca do cargo que lhe foi confiado.

Quando um servidor público é concursado, ele não é obrigado a ir a nenhuma caminhada em época de campanha, passeata ou comício do candidato, pois, o trabalho que ele conseguiu, foi através do estudo, através dos méritos próprios. O servidor público concursado, tem total autonomia para pleitear seus direitos, através da luta sindical de classe, ou falando pessoalmente com seus superiores. O prefeito que não é sério, não gosta dessa segurança, não gosta dessa autonomia que, o servidor público concursado tem. 

Em muitas Prefeituras, muitos servidores público concursados, são bastante perseguidos, pois eles não precisam bajular nenhum secretário ou prefeito, para poder ter seu espaço na máquina pública. Muitos prefeitos e secretários, usam de suas atribuições, de modo a fazer o mal, de uma maneira ou de outra, a quem não apóia as diversas práticas abusivas que existem na administração. O servidor concursado, sendo conhecedor de seus direitos, vai reclamar, vai solicitar a intervenção do sindicato na discórdia, e até mesmo, muitos casos chegam à Justiça para serem resolvidos. 

O concurso público é uma forma de organizar a máquina com mais precisão, de deixá-la mais séria, de dar mais qualidade ao serviço público, e de tornar o mérito humano e a conquista, como algo de grande valor. Os servidores público concursados, são a jóia da coroa de uma administração, pois, sai prefeito e entra prefeito, entra cargo comissionado e sai cargo comissionado, mas, o concursado, só sai, se ele passar em outro concurso, se for desonesto, se for para se aposentar ou, se morrer. 

Em Macaíba, é preciso valorizar o funcionalismo por concurso! O prefeito municipal, já poderia ter feito muitos concursos! Porém, vive a se esquivar da missão, de promover a meritocracia, de promover a igualdade de oportunidades, de promover a oportunidade do ingresso no serviço público, de todos aqueles que nunca entraram numa prefeitura, mas que tem qualidades e preparo para tal missão. Macaíba precisa de concursados! E pra ontem! Vamos fazer o concurso senhor prefeito! 
-

Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top