Todos os dias, é comum lermos pelas redes sociais, as mais diversas reclamações de todos os tipos em relação à UPA - Aluízio Alves em Macaíba. São esposas reclamando que seus esposos não foram atendidos por não preencherem os requesitos de urgência e emergência (e vice e versa), são crianças que não foram atendidas por isso e por aquilo, enfim, todos os casos que envolvem "baixo risco", estão sendo direcionados para atendimento nos postos de saúde. 

Pelo que nos parece, a UPA só está atendendo casos críticos. Se os atendimentos, ao passar pela triagem, alguns são reencaminhados para os postos, será que nos postos existirá médicos para atendê-los? Quando? Muitas vezes, as pessoas que se dirigem à UPA, com casos de "baixo risco", só querem ser consultadas por um médico, querem saber o que elas tem, e querem apenas que o médico pescreva um medicamento para elas comprarem. Um atendimento rápido; é isso o que as pessoas com baixo risco querem, um atendimento rápido apenas. Parte dos gastos das UPA's em todo o Brasil, são custeadas pelo Governo Federal. Porém, aqui em Macaíba, tudo fica a desejar quando o assunto é saúde pública. 

Antigamente, o hospital funcionava. O médico que hoje é prefeito de Macaíba, atendia nesse hospital. Mesmo com toda as deficiências, o Hospital Regional prestava um serviço regular para a população de Macaíba. Porém, depois da abertura da UPA, parece que todas as atenções foram destinadas para lá. Não queremos, porém, que a atenção deve deixar de existir, pelo contrário, queremos que ela aumente mais. Hoje, é o povo que está deixando de ser atendido. A UPA foi projetada para atendimentos rápidos, isto é, para a estabilização de quadro clínico urgente, e depois para serem preparados para os devidos encaminhamentos. Se a população tivesse acesso aos atendimentos nos bairros, não faria-se a necessidade de ir à UPA. Porém, os atendimentos nos bairros são bastante reduzidos. Os postos têm horário para abrir e para fechar. Quando o posto está fechado, elas deverão esperar o posto abrir no outro dia? Ou deve esperar mais dias, até que o médico apareça no posto do bairro? A UPA tem sido o meio pelo qual todos recorrem quando querem ter suas necessidades médicas resolvidas. Porém, muitos vão até lá, e voltam decepcionados. O atendimento é negado.

Talvez a Prefeitura de Macaíba, na intenção de reduzir despesas, esteja querendo amenizar os atendimentos na UPA. Porém, enquanto eles entendem que a saúde está "gastando muito", e que precisa haver cortes, os contratos milionários de prestação de serviços na cidade, sobem a cada ano, milhão após milhão. O povo sofre por votar mal, por não saber escolher seus candidatos. Enquanto nessa cidade, o povo continuar a votar pela emoção e pela necessidade, a situação de quem precisa da estrutura pública, continuará indo de mal a pior. Os vereadores voltaram quase todos. Esses são tão culpados, quanto o prefeito o é, pois deixam de fiscalizar os assuntos de interesse do povo, que se referem a administração municipal, e a aplicação dos recursos, principalmente os recursos da saúde. Se os vereadores fiscalizassem tudo nessa cidade, Macaíba seria uma outra cidade, com tudo funcionando de fato. Se o povo achar que algo vai melhorar, não se enganem, a tendência é piorar cada vez mais! Infelizmente, o povo escolhe o seu próprio mal. Só tenho uma coisa a dizer: VOTEM NELES DE NOVO! Sem mais!
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba



Postar um comentário

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá essa história parece um pouco cm a minha fui atendida na UPA de Macaíba cm o pé machucado estava , enchado doendo muito. O médico nem olhou só prescreveu uma medição para mim toma lá mesmo, então ensisti para ele pedi o raiox ,,ele simplesmente olhou para mim e disse si eu estivesse cm o pé quebrado n.conseguiria anda então voltei para casa passarão uns dias e o meu pé continuava enchado doendo muito então procurei o hospital de Natal o Valfredo passei pelo médico que pedio o raiox p ver e foi constatado qui eu estava CM 2 dedos do pé quebrado e agora estou esperando para fazer cirurgia... Então assim o médico dá UPA foi muito grosso comigo mal educado enfim ele n e para esta atendendo na UPA e nem em lugar nenhum !!!!! Obg UPA de Macaíba!!!!

    ResponderExcluir

 
Top