Talvez poucos conheçam a professora Marineide Maria, lotada na Secretaria de Educação do Município. Poucos sabem, mas a professora Marineide, é uma referência no Estado, no que se refere ao trabalho dedicado que ela empreende, que é o trabalho de ressocialização dos apenados do CDP - Macaíba, que estão em progressão de regime, ou, que foram mandados para lá, mediante sentença judicial, mediante delito de pequena gravidade. A Horta Comunitária de Macaíba, fica localizada ao lado do transbordo da TCL, na Avenida Lagoa Grande - Vilar. A prof. Marineide, já obteve muito sucesso no que ela faz, e muitos resultados já foram colhidos, tanto na horta, como na vida dos educandos. 
-


Em um terreno doado pela Prefeitura de Macaíba na gestão da ex-prefeita Marília Dias, a Horta Comunitária nasceu de um desejo do Juiz Criminal Dr. Felipe Barros, de ter um lugar disponível na cidade, onde os apenados do CDP de Macaíba, que devido a progressão da pena, saíssem do regime fechado, para o regime semi-aberto, ou quem praticasse pequeno delito, fossem inseridos em um espaço onde fosse disponibilizado o ensino e a prática, através de atividades ministradas por uma especialista. Foi aí que apareceu a prof. Marineide, que é pedagoga, especialista em trabalhos de ressocialização de apenados, e também é especialista em teorias e práticas agronômas. 
-
A Horta Comunitária

A prof. Marineide cuida desse espaço com muito carinho. Durante todo esse tempo que a prof. Marineide cuida dos educandos, ela nunca teve problema com nenhum deles. Ela nunca permitiu um policial por lá, pois para ela, em um ambiente educacional, onde se visa a transformação do ser humano, não pode existir nada que mude essa intenção. Abaixo, estão alguns números do seu trabalho, fornecidos por ela mesma, ao nosso Diário:
-
Número de educandos que foram/estão sendo atendidos pelo projeto da Horta: 79 educandos.
-
37 foram ressocializados. Todos estão trabalhando e incluídos na sociedade.
-
27 estão trabalhando na Horta.
-
4 voltaram para a cadeia, para o regime fechado.
-
5 faleceram
-
3 foram transferidos
-
Os educandos do projeto da Horta Comunitária, seguem rigorosamente a Lei de Execuções Penais, impostas e acompanhadas pelo Juiz. Todos os produtos da horta, quando colhidos, são doados para instituições carentes da cidade. Ao verem o resultado desse trabalho, que culmina na doação de itens da horta, os educandos se sentem valorizados, e sua auto- estima é levantada, pois o seu trabalho, beneficia e ajuda outras pessoas. Esse trabalho é novo, mas está sendo visto e copiado para várias varas criminais do Estado. A prof. Marineide participa de encontros, palestras, fóruns, sempre como palestrante, pois ela tem autoridade e vivência no que ela fala. 
-
Prof. Marineide dando palestra sobre o tema "Ressocialização e a Horta", no Centro Administrativo do Estado

Todos os educandos a trata como uma mãe e ela os trata como filhos, pois o respeito e a disciplina é a base desse trabalho. A prof. Marineide Maria está de parabéns, por tocar esse projeto mesmo com muitas dificuldades, e mesmo sem apoio, muitas vezes, disso e daquilo, por parte da Prefeitura de Macaíba, mesmo assim, consegue fazer e dar o seu melhor! Macaíba precisa de homens e mulheres como a prof. Marineide! Parabéns professora!!!
-
Fotos: Acervo da professora Marineide.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba





Postar um comentário

 
Top